"Realmente o bairro do Tenoné necessitava dessa grande obra, que foi um demanda dos moradores pelo Tá Selado e o prefeito atendeu nosso pedido. Essa é uma obra muito valiosa pro nosso bairro do Tenoné e pra nossas crianças, principalmente. Com a obra concluída, quem tem a ganhar somos nós e nossos filhos".
A declaração é da representante da comunidade do bairro do Tenoné no Tá Selado, Ruth Cordeiro, sobre a reforma geral que a Prefeitura de Belém está realizando na Escola Municipal de Ensino Fundamental Professor Paulo Freire, localizada no Conjunto Bela Manuela. A previsão de conclusão é em dezembro deste ano ou logo no início de 2024.
Fundada em 1999, na primeira gestão do prefeito Edmilson Rodrigues, a escola não recebeu nas gestões anteriores a reforma necessária e adequada para o bem-estar dos estudantes. "Depois da reforma vai ser bem gratificante pros alunos. A escola tava necessitando da obra", disse a dona de casa Nilma Silva, mãe do estudante do quinto ano do fundamental, Nicolas Silva, 8.
Reforma completa
A reforma completa da unidade foi iniciada em fevereiro de 2023, com previsão de entrega em dez meses. A obra tem R$ 2.441.563,41 investidos pela Prefeitura de Belém, por meio Secretaria Municipal de Educação (Semec).
O prefeito de Belém esteve nesta quinta-feira, 11, no espaço educacional para acompanhar as obras e conversar com os trabalhadores e trabalhadoras, comunidade escolar e alunos da rede municipal. O prefeito afirma que a reforma é garantia do compromisso da Prefeitura com a educação de qualidade.
"A educação é sinônimo de futuro e a nossa secretaria de Educação desenvolve um projeto político e pedagógico inspirado em um grande educador brasileiro chamado Paulo Freire, que dá nome a essa escola no Tenoné", lembrou Edmilson. "A escola foi inaugurada na presença da filha do educador, e agora está sendo totalmente reformada e modernizada. Também será climatizada e receberá equipamentos modernos de informática. Portanto, além da qualidade dos trabalhadores da educação, nós teremos todas as condições para homenagear de forma sincera aquele que dá nome a escola", destacou o prefeito.
Escola nova
No total a nova escolar terá 11 salas de aula, sala dos professores, sala administrativa, banheiros, refeitório e quadra esportiva. "Nós aguardamos muito tempo essa escola. Eu tenho dez anos de escola e desde quando cheguei essa reforma é esperada por todos. Essa reforma significa melhoria na educação e melhores condições de trabalho", disse a coordenadora pedagógica Ludmila Uchôa.
Além do prefeito, participaram da vistoria o representante da Secretaria Nacional de Políticas para os Territórios Periféricos, Guilherme Simões, e técnicos e engenheiros.