Belém recebe estados e países para a maior feira de turismo do Norte do Brasil

A FITA reúne profissionais, empresas e entidades para debater as principais questões envolvendo o turismo na Amazônia
Foto: Ascom/Belémtur
Belém recebe estados e países para a maior feira de turismo do Norte do Brasil
Belém recebe estados e países para a maior feira de turismo do Norte do Brasil
Belém recebe estados e países para a maior feira de turismo do Norte do Brasil
Belém recebe estados e países para a maior feira de turismo do Norte do Brasil

O estande da Prefeitura de Belém na Feira Internacional de Turismo da Amazônia - FITA 2023: epicentro do turismo ecológico e gastronômico

Promover o intercâmbio de informações, negócios e experiências entre os participantes, além de divulgar destinos turísticos, produtos e serviços relacionados: meta da 11ª edição da FITA – Feira Internacional de Turismo da Amazônia, que acontece de 15 a 18 de junho, no Hangar - Centro de Convenções, em Belém, com entrada gratuita. 

O evento, de turismo receptivo internacional na região amazônica, une representantes de vários estados brasileiros e de países vizinhos na denominada Amazônia Internacional e foi aberto na noite de hoje no Hangar Centro de Convenções da Amazônia, em Belém.

Destino Anfitrião

A cidade de Belém se transformou (por ser uma capital amazônica e por sediar, em 2025, a Conferência do Clima da UNU, a COP-30) no epicentro do turismo sustentável e da preservação ambiental no mundo. E durante a realização da Feira Internacional de Turismo da Amazônia (FITA), a Prefeitura de Belém, por meio da Secretaria Municipal de Turismo – Belemtur, estará presente com um corpo técnico em um estande apresentando os atrativos da capital paraense, e também as politicas públicas desenvolvidas para o desenvolvimento do turismo em Belém.

"A ideia é utilizar uma abordagem estratégica para promover o desenvolvimento sustentável, a conservação ambiental e impulsionar a geração de empregos na região", afirmou Ana Santiago, diretora de Turismo da Belemtur. "No entanto, é importante ressaltar que qualquer iniciativa desse tipo deve ser cuidadosamente planejada e implementada, levando em consideração as características únicas da Amazônia e os desafios associados à sua preservação".

Grande potencial

Belém é uma cidade com grande potencial turístico, com rica cultura, gastronomia referência no mundo e belezas naturais. Mas ainda há espaço para um maior desenvolvimento. Nos últimos anos, tem havido um aumento significativo no número de turistas visitando a cidade, principalmente devido à valorização da cultura paraense e da culinária regional, como os famosos açaí e tacacá.

"Grandes eventos como esse melhoram a infraestrutura turística e diversificam as opções de atrações", pontuou o secretário municipal de Turismo, André Cunha. "Além de já prepararem Belém para a COP-30. Esta feira é ainda uma oportunidade para profissionais do setor, como agências de viagens, operadoras turísticas, hotéis, companhias aéreas, empresas de turismo de aventura, entre outros, estabelecerem contatos comerciais, fecharem parcerias, conhecerem as últimas tendências do mercado e ampliarem seus conhecimentos sobre destinos turísticos", destacou André. 

Programação

Durante os quatro dias do evento, os expositores e palestrantes discutirão propostas e soluções sobre como o turismo pode impulsionar a região de forma inovadora, tornando-se um elemento fundamental para a consolidação de uma bioeconomia amazônica. Isso será alcançado com a preservação da floresta em pé, dos rios, da valorização do conhecimento ancestral e do modo de vida das comunidades tradicionais.

No Hangar, o pavilhão principal da FITA 2023, os participantes encontrarão uma ampla variedade de experiências. Com mais de 100 estandes, incluindo os expositores do Feirão do Turismo, a feira proporcionará oportunidades de negócios e a comercialização de pacotes turísticos. Além disso, os visitantes poderão explorar o espaço Cozinha-Show, dedicado à produção associada ao turismo, onde pequenos produtores e artesãos estarão presentes, tudo combinado a uma praça de alimentação para satisfazer os paladares dos visitantes.

A FITA também oferecerá uma programação técnico-científica abrangente, repleta de workshops, painéis de debates, capacitações e rodadas de negócios com agentes de viagens e operadores do setor. Também haverá palestras-show, viagens de familiarização dos destinos com operadores de viagens e atrações culturais.

Para mais informações, visite o site www.fitaamazonia.com.

 

TAGS:

Relacionadas: