Pesquisar

Palacete Pinho restaurado será mais um presente de aniversário para Belém

Foto: Daryl Hannah - Ascom Semec
Palacete Pinho restaurado será mais um presente de aniversário para Belém
Palacete Pinho restaurado será mais um presente de aniversário para Belém

Secretária municipal de Educação, Araceli Lemos, em visita técnica ao prédio do Palacete Pinho, em obras de reforma e restauro

Até o final deste mês de janeiro, a Prefeitura de Belém, por meio da Secretaria Municipal de Belém (Semec) vai entregar a primeira etapa das obras de reforma e restauração do Palacete Pinho, investimento superior a R$ 6 milhões. Mais um presente para a quatrocentona Belém, que faz 407 anos no próximo dia 12.

A informação é da titular da Semec, Araceli Lemos, que fez uma visita técnica ao prédio na quarta-feira, dia 3. Nesta etapa, serão entregues a brinquedoteca, o salão principal, o cinema “Dira Paes” e as áreas externa com deck e administrativas.

Artes - Araceli Lemos lembra que o Palacete Pinho vai abrigar o Núcleo de Artes, Cultura e Educação (Nace), que hoje funciona no prédio do Centro de Formação de Educadores Paulo Freire. "O Palacete será uma grande escola de artes com espaço para música, teatro, dança, cinema e para as mais diversas e plurais manifestações artísticas, um conjunto de atividades que integra a política da gestão municipal de incentivo à cultura", ressalta Araceli.

O Palacete Pinho, antes sob responsabilidade da Fundação Cultural do Município de Belém (Fumbel), passou para a administração da Semec, por meio de decreto do prefeito Edmilson Rodrigues, publicado no Diário Oficial do Município (DOM), em 16 de junho de 2023.

Histórico - O Palacete Pinho, tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), fica na rua Doutor Assis, no bairro da Cidade Velha. O prédio mantém as características arquitetônicas do período denominado Belle Èpoque, do Ciclo da Borracha. Ele possui três andares e foi ocupado pela família do comendador Antônio José de Pinho, responsável por sua construção no ano de 1897.

Altino Pimenta – Araceli também esteve no Espaço Esportivo Cultural Cabano Maestro Altino Pimenta, que está em processo de reforma e revitalização. “A população de Belém pode esperar dessa reforma um ginásio com novas adequações e mais acessibilidade, um espaço poliesportivo de promoção de esporte, cultura, lazer e cidadania”, pontua Araceli Lemos. O espaço, atualmente sob a administração da Semec, foi inaugurado em 1999 pelo prefeito Edmilson Rodrigues que, à época, encerrava seu primeiro mandato como gestor da cidade.

“É uma referência não apenas de promoção e desenvolvimento do esporte e do lazer, mas, sobretudo, uma referência de democratização de acesso à cultura”, completa a secretária.


 

Nenhuma tag relacionada.

Relacionadas: