Pesquisar

Prefeitura de Belém inaugura o 5º laboratório de informática com arrecadação de lixo eletrônico

Foto: Antônio Carlos/Semma
Prefeitura de Belém inaugura o 5º laboratório de informática com arrecadação de lixo eletrônico
Prefeitura de Belém inaugura o 5º laboratório de informática com arrecadação de lixo eletrônico
Prefeitura de Belém inaugura o 5º laboratório de informática com arrecadação de lixo eletrônico

Laboratório de informática no bairro do Marco foi o quinto a ser entregue pela Prefeitura

Chegou a cinco o número laboratórios de informática instalados em instituições não governamentais a partir da campanha de Descarte Correto de Lixo Eletrônico, uma iniciativa da Prefeitura de Belém, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma). A quinta inauguração ocorreu nesta segunda-feira, 8, no bairro do Marco. A beneficiada foi a entidade Caminhos do Saber, localizada na rua Jabatiteua e que atende cerca de 200 famílias em situação de vulnerabilidade social.

Segundo o pastor Celso Ataíde, um dos representantes da entidade, a partir de agora serão ofertados cursos básicos de informática para as pessoas atendidas pela instituição. A secretária municipal de Meio Ambiente, Christiane Ferreira, destaca que “é muito gratificante testemunhar a materialização do projeto, gerado pela união entre a sociedade e o poder público. Cada pessoa que participou de nossa campanha de descarte de lixo eletrônico é também doadora desses computadores”.

Parceria - Os computadores usados para a implantação dos laboratórios de informática são fruto da parceria entre a Semma e o Instituto Descarte Correto na campanha de arrecadação de lixo eletrônico. Além da preservação do meio ambiente, a iniciativa gera frutos para o município, porque o lixo eletrônico coletado pela Semma é destinado ao Instituto que, em contrapartida, entrega computadores recondicionados, para que sejam doados pela Prefeitura de Belém a instituições que atendem pessoas em situação de vulnerabilidade.

O objetivo da campanha é implementar laboratórios de informática e incentivar a inclusão digital e, desde quando foi iniciada, em junho de 2023, mais de dez toneladas de aparelhos eletrônicos como tablets, celulares, televisores e monitores, que iriam para o lixo comum, foram arrecadadas pela Prefeitura.  

Com a ação, a primeira organização beneficiada com o laboratório foi a Unidade Educacional Flexeira, que fica na ilha de Cotijuba, sendo inaugurada no dia 22 de junho de 2023; a segunda foi a ONG Saber, no bairro do Marco, dia 16 de novembro; a terceira, os contemplados com o laboratório de Informática foram os atendidos pelo Instituto Vida Pará, em Icoaraci, inaugurado no dia 18 de dezembro; a quarta foi a Associação Caeteuara, na Pedreira, dia 20 de novembro; e, recentemente, a Caminhos do Saber, no Marco.

Descarte - O descarte de lixo eletrônico pode ser feito na praça Milton Trindade (horto municipal) de terça a domingo, das 8h às 16h. Podem ser doados computadores, tablets, monitores, teclados, impressoras, câmeras fotográficas, televisores, microondas, rádios, telefones, celulares, carregadores, pilhas e baterias.

Além do ponto fixo, há também os pontos de coleta itinerantes, que funcionam sempre das 9h às 14h. No próximo dia 19, as doações podem ser feitas na praça da República e no dia 26 de janeiro, o ponto de arrecadação do lixo eletrônico é a praça Batista Campos. 


 

Nenhuma tag relacionada.

Relacionadas: