Pesquisar

Mosqueiro acolhe nova turma de Agentes Comunitários de Saúde

Grupo de 28 novos servidores públicos vai atuar no distrito com foco voltado à prevenção de doenças como viroses e a COVID-19
Foto: Ascom/Agência Distrital de Mosqueiro
Mosqueiro acolhe nova turma de Agentes Comunitários de Saúde
Mosqueiro acolhe nova turma de Agentes Comunitários de Saúde
Mosqueiro acolhe nova turma de Agentes Comunitários de Saúde

Auditório da Agência Distrital foi palco do primeiro dia da programação de acolhida dos novos ACS. Agentes do Controle de Endemias também marcaram presença no evento

O distrito de Mosqueiro deu boas-vindas aos novos Agentes Comunitários de Saúde (ACS), aprovados no último concurso realizado pela Prefeitura de Belém, quando foram ofertadas 1.200 vagas, um número recorde que faz parte de um conjunto de ações, que visam elevar a 100% os cuidados da chamada atenção básica da saúde, quando a prevenção está em primeiro lugar. O evento abriu na manhã desta terça-feira, 9, e segue pelos próximos três dias, reunindo a turma de 28 (ACS) moradores de Mosqueiro.

Durante a acolhida dos novos ACS, a agente distrital de Mosqueiro, Vanessa Egla, destacou o empenho do prefeito Edmilson Rodrigues em avançar com a qualidade da saúde pública municipal, reformando as unidades básicas de saúde, o Hospital Geral de Mosqueiro e a disponibilidade do esquema completo de vacinação.

“Estamos avançando muito com números recordes de contratações e funcionamento da saúde básica, seja por profissionais como ACS e seis médicos – do Programa Mais Médicos, e reformas das UBS e equipamentos modernos para o HGM, por isso, vamos festejar esse momento, que é muito especial para saúde da população de Mosqueiro, além da geração de empego e renda para todos vocês”, disse a gestora.

Emoção – A coordenadora de Saúde do distrito de Mosqueiro, Ivana Farias, disse estar muito orgulhosa e emocionada em saber que o território de Mosqueiro será acompanhado pelos novos profissionais. “O trabalho desses jovens será muito importante na prevenção, pois, estamos no período chuvoso quando os casos de virose e a Covid-19 ameaçam a saúde das pessoas. Poder contar com eles nos deixa mais tranquilos e promovendo uma saúde de qualidade”, explicou. “Eu estou muito emocionada com esse momento de acolhida dessa turma de ACS”, completou Ivana Farias.

Avanços – Os agentes comunitários de saúde foram reconhecidos legalmente como profissionais da saúde, em 2002, por meio da lei 10.507, do Governo Federal. A Prefeitura de Belém, por meio do Departamento de Ação em Saúde, vinculada à Secretaria Municipal de Saúde (Sesma), vem corrigindo algumas desvantagens que a categoria tinha até 2021, promovendo a recuperação salarial e a inclusão do vale-alimentação equivalente a R$ 370,00, aumentando a possibilidade de os agentes continuarem os estudos e atingindo outros degraus da carreira chegando a enfermeiros e biomédicos.

A estudante de Enfermagem Sâmia Silva, 21, é um desses casos. Ela vai atuar na Baía do Sol e está muito feliz com o trabalho. “Estou muito feliz porque era um sonho de criança ser profissional da área da saúde e, na Baía do Sol, onde eu vou trabalhar, tínhamos essa carência de profissionais ACS e que agora, nós vamos cobrir”, disse a jovem, que recebeu a inspiração para ser profissional da saúde dentro de casa. “Meu pai é motorista da ambulância da Unidade de Saúde da Baía do Sol e minha mãe é servidora pública, então, só tenho a agradecer por esse novo momento da saúde de Mosqueiro e da minha família”, contou.

Preparação – Por meio da Agência Distrital de Mosqueiro, muitos dos novos ACS receberam incentivos e participaram de cursos e oficinas preparatórias. A professora de Língua Portuguesa, Pâmela Lima, foi aprovada no ACS, mas ela também colaborou como voluntária nas aulas preparatórias ao concurso e destacou que irá abraçar a nova carreira com muito empenho e dedicação.

O primeiro dia da programação de acolhida aos novos ACS reuniu antigos profissionais, como a servidora aposentada Dorialva Vieira, a primeira coordenadora do Programa Família Saudável de Mosqueiro; como também outros servidores que atuam no distrito: Jean Vasconcelos, Jorge Conceição e Isabela dos Anjos, do Controle de Endemias e Ana Débora, diretora da Unidade de Saúde de Carananduba, também deixaram a mensagem de boas-vindas aos ACS. O evento segue no auditório da Agência Distrital até quinta-feira, 11.

Nenhuma tag relacionada.

Relacionadas: