As comemorações do aniversário de 408 anos de Belém começaram com a tradicional missa de Ação de Graças na Catedral. A celebração foi presidida pelo Arcebispo Metropolitano de Belém, Dom Alberto Taveira Correa e concelebrada por mais 10 sacerdotes.
O prefeito de Belém, Edmilson Rodrigues, fez a primeira leitura da liturgia, em que o profeta Miquéias fala sobre a cidade de Belém de Éfrata para a qual são preditas muitas bençãos de Deus. A celebração continuou com o Arcebispo de Belém falando sobre a importância de se comemorar o aniversário da cidade com as celebrações religiosas.
“Neste dia tão importante para a cidade eu queria fazer apelos à população católica. Precisamos rezar pela cidade, rezar pelos governantes. As pessoas também precisam se perguntar qual o seu papel como cidadão, o que podem fazer pela cidade. Além disso, eu gostaria também de pedir aos governantes, que olhem pelos mais pobres, que possam ir ao encontro dos mais pobres, dos mais simples e necessitados”, pediu o arcebispo.
Para o arquiteto e urbanista Leonardo Normando, 43, é importante que num dia como hoje se possa começar agradecendo a Deus. “Tudo inicia e termina com oração, numa data tão importante para Belém, como a data de hoje, em que essa cidade maravilhosa comemora mais um ano é importante que se inicie o dia com oração, com agradecimento, com gratidão”, afirma o fiel.
O sociólogo Helber Borges, 45, fez questão de ir à missa de aniversário de Belém. “É sempre importante agradecer por tudo. Passamos por um período muito difícil, mas estamos vivos e com saúde então é só agradecer hoje. São 408 anos de uma cidade linda, de uma cidade que nasce e se constitui numa história muito bonita, uma história muito aguerrida e, quiçá, oxalá permita que venham muitos outros anos por aí, temos um evento muito importante por aí e a gente tem que agradecer Belém ganhar esse protagonismo”, afirma.