A comenda Francisco Caldeira Castelo Branco, maior honraria do município de Belém, foi entregue, na noite desta sexta-feira, 12, como parte das comemorações do aniversário de Belém. A cerimônia foi realizada no auditório do Palácio Antônio Lemos. Foram agraciadas com a medalha mais de 20 personalidades, que contribuíram, no ano de 2023, para o crescimento da capital paraense, em diversos segmentos, como na política, educação, economia, cultura.
O prefeito de Belém, Edmilson Rodrigues, entregou a medalha a cada agraciado e destacou a importância da homenagem. "Por meio de lei, todo ano, eu constituo uma comissão para apresentar propostas de pessoas que são agraciadas. Em uma cidade como Belém, é difícil fazer a escolha por causa da quantidade de gente que trabalha por esta cidade".
Reconhecimento
Um dos homenageados foi o proprietário do restaurante Point do Açaí, Nazareno Alves, pela disseminação da culinária paraense e do turismo, por meio do seu empreendimento. "Eu me sinto honrado, pois é o reconhecimento do trabalho. Estamos inspirando muitas pessoas no ramo da alimentação fora do lar, que é o peixe frito com açaí. Ser reconhecido e receber uma medalha é uma honra pra gente, pois estamos gerando emprego e renda, fortalecendo a nossa cultura alimentar tradicional paraense.
A bispa da Diocese Anglicana na Amazônia, Marinez Rosa dos Santos Bossatto, também foi uma das agraciadas com a medalha. "Eu fiquei muito honrada e muito feliz por ser agraciada com essa comenda. Foi muito surpreendente pra mim, não tinha essa expectativa e, de fato, me sinto parte da cidade. Nós nos congratulamos, hoje, e foi muito lindo ver a diversidade das pessoas que foram agraciadas, de diferentes áreas e todas elas muito importantes pra cidade de Belém".
História
A honraria foi instituída em 1978 por meio de decreto municipal e homenageia o capitão português Francisco Caldeira Castelo Branco, fundador da cidade de Belém.