O asfaltamento de mais de um quilômetro da rua Veiga Cabral, da avenida Bernardo Sayão até a travessa Padre Eutíquio, incluindo obras de drenagem entre as travessas de Breves e Bom Jardim, já apresenta melhorias para os moradores e motoristas que transitam na área.
Morador da Veiga Cabral há vários anos, João Luís Barros contou que com o trabalho realizado na via, os alagamentos não foram mais registrados com a ocorrência das últimas chuvas que caíram em Belém. “Isso aqui alagava bastante, as casas iam pro fundo, hoje o trabalho tá muito bem feito. A Prefeitura chegou aqui fez um trabalho excelente, a vazão está boa. Com as ultimas chuvas recentes a rua não alagou”, comemora.
João Luís fez o comentário na manhã desta segunda-feira, 15, durante a visita do prefeito de Belém, Edmilson Rodrigues, às obras realizadas no local. Quem fez coro a ele foi o seu vizinho Celso Júnior, de 36 anos, que recordou a primeira intervenção na via foi feita há 22 anos. “Lembro da primeira pavimentação aqui, a rua ficou bonita, melhorou bastante, mas depois disso foi tudo abandonado e era preciso atualizar a drenagem, o que foi garantido agora para melhorar de novo”, disse.
Quem também comemora o trabalho realizado na rua é o cadeirante Moacir Monteiro, de 65 anos. Para ele, a vida dele fica menos complicada após o serviço realizado na rua. “Não melhorou só pra mim, que estou cadeirante, mas para todo mundo. Sempre encheu muito aqui e, agora, deu aquela chuvarada e não alagou. Quando melhora a rua, melhora tudo”, enfatizou o morador.
Boaventura
O engenheiro do Departamento de Obras Viárias da Secretaria Municipal de Saneamento (Sesan), Gleidson Barbosa, disse que o trabalho na Veiga Cabral foi para resolver um problema de alagamento crônico existente na via, correspondendo à realização de mais 1.350 metros de asfalto. “O investimento na Veiga Cabral é mais ou menos de R$ 1,5 milhão, contemplando a drenagem e o asfaltamento”, detalhou.
Na São Boaventura, vai ser uma intervenção completa de 500 metros de extensão, incluindo o Beco do Carmo. “Essa é uma intervenção histórica, porque aqui existiam pontos de alagamentos há muitos anos. Aqui, nós estamos executando todo um novo sistema de drenagem profunda, nova pavimentação asfáltica, urbanização com calçada, paisagismo, sinalização horizontal e vertical e, por fim, a questão da iluminação pública. É uma intervenção urbanística completa nessa área da Cidade Velha”, explicou.
O prefeito Edmilson Rodrigues celebra o avanço das obras nas ruas da Cidade Velha, com previsão de serem entregues ainda neste mês. “A expectativa é que até o dia 30 de janeiro essas obras realizadas nessas duas vias (São Boaventura e da Veiga Cabral) estejam concluídas, tanto as de drenagem, como de pavimentação”, informou o prefeito.