Pesquisar

Prefeitura de Belém promove ciclo de debates sobre regularização fundiária na Amazônia

Foto: ACOM - Codem -Divulgação
Prefeitura de Belém promove ciclo de debates sobre regularização fundiária na Amazônia
Prefeitura de Belém promove ciclo de debates sobre regularização fundiária na Amazônia
Prefeitura de Belém promove ciclo de debates sobre regularização fundiária na Amazônia

Ciclo de debates sobre regularização fundiária esta sendo realizado pela Prefeitura de Belém, em parceria com o Ministério das Cidades

Um ciclo de debates sobre Regularização Fundiária na Amazônia está sendo realizado pela Prefeitura de Belém em parceria com o Ministério das Cidades, nesta quinta, 18 e sexta-feira, 19, por meio do projeto Apoio à Agenda Nacional de Desenvolvimento Urbano Sustentável (Andus).

O evento é realizado na sede da Companhia de Desenvolvimento e Administração da Área Metropolitana de Belém (Codem) e na manhã desta quinta-feira, o debate foi sobre o protagonismo de autoridades e lideranças populares locais na execução de políticas urbanas, com destaque para o planejamento urbano e a política pública de regularização fundiária, o programa Terra da Gente, desenvolvido pela Prefeitura de Belém.

O diretor-presidente da Codem, Lélio Costa, explica que o o objetivo do evento é compartilhar experiências, apresentar resultados bastante positivos, acúmulos profissionais e técnicos já alcançados com o o programa Terra da Gente e trocar experiências com o Ministério das Cidades e demais consultores e técnicos,que participam do ciclo e que vieram a Belém para conhecer a política pública de regularização fundiária em Belém.

Terra da Gente é referência

Lélio explica que o programa Terra da Gente já alcançou mais de 15 mil famílias e beneficiou diversas organizações sociais e culturais, como escolas de samba, igrejas evangélicas e católicas e centros comunitários. "Falamos dessa experiência ímpar, que é referência exitosa e reconhecida nacionalmente. Os servidores da Codem tiveram a oportunidade de dialogar e compartilhar com as consultoras e técnicos em busca de novos caminhos, provocar desafios a serem superados e fazer com que a regularização fundiária se consolide como um projeto de política pública nacional de governo”, informa o presidente da Codem.

A assessora técnica da Andus, Valentina Tridello destacou como um momento de grande aprendizado, tanto para a equipe técnica da Andus e consultoras participantes, mas também para todos os presentes. “É um momento de se conhecer mais e saber sobre o  desenvolvimento desse instrumento de regularização fundiária executado pela Prefeitura de Belém. Estamos super motivados a contribuir e ajudar a moderar, facilitar o diálogo com todos os envolvidos e com o conhecimento técnico que dispomos” afirmou.

Direito - O representante da Secretaria Nacional de Periferias do Ministério das Cidades, Filomeno Abreu, ressaltou a importância de reconhecer a riqueza e complexidade de um assentamento irregular urbano, suas especificidades e riquezas e também reconhecer o direito desses moradores. “Para nós, um dos direitos mais importantes é o da segurança jurídica como um elemento essencial do direito à moradia. Nossa contribuição, por meio do Ministério das Cidades é ajudar a pensar a cidade, pensar a Belém e a informalidade como parte desse território”, destacou.

A programação do ciclo de debates sobre Regularização Fundiária na Amazônia faz parte das comemorações pelos 408 anos de Belém e tem continuidade na manhã desta sexta-feira, 19, com uma visita técnica ao residencial Bosque Araguaia, que está sendo 100% regularizado. por meio do programa Terra da Gente.

Nenhuma tag relacionada.

Relacionadas: