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Educação antirracista vai ser ampliada para todas as escolas da rede municipal de Belém

Foto: Daryl Hannah - Ascom Semec
Educação antirracista vai ser ampliada para todas as escolas da rede municipal de Belém
Educação antirracista vai ser ampliada para todas as escolas da rede municipal de Belém

Educação antirracista, integral e decolonial são temas constantes dos educadores da rede municipal de Educação de Belém

O projeto “Educação Antirracista”, que busca potencializar o combate ao racismo nas escolas do município de Belém, é um dos assuntos abordados na Jornada Pedagógica da Rede Municipal de Educação (RME), que tem por objetivo é planejar, prestar orientações gerais e consolidar as ações para o ano letivo de 2024.

Até às 17h desta sexta-feira, 19, projetos e ações desenvolvidos pela Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semec), são apresentados e amplamente debatidos por mais de 1.800 profissionais do magistério, entre professores, coordenadores e gestores no Hangar - Centro de Convenções da Amazônia.

O "Educação Antirracista", iniciado em 2023 como projeto piloto em oito escolas municipais e ao ser debatido, está como pauta na Jornada Pedagógica para desenvolver um planejamento que efetive a educação antirracista nas instituições de ensino. 

“Hoje fazemos o lançamento do projeto para que tenha a adesão de todas as escolas da rede e estamos com grandes expectativas, para que mostre, por meio de práticas pedagógicas, a construção de ambientes inclusivos na comunidade escolar”, enfatizou a titular da Coordenadoria de Educação para as Relações Étnico-raciais (Coderer), Sinara Dias.

Educação Integral e Decolonial

Entre os convidados à Jornada Pedagógica da Rede Municipal de Educação de Belém o curador de arte do Museu de Artes de São Paulo Assis Chateaubriand anunciou (Masp), o ativista das causas indígenas, cineasta e professor de História Edson Kayapó, que levanta a bandeira para a educação Decolonial, após seu contato com essa teoria, que surgiu na década de 60, e percebeu que desde o século XVI os indígenas já a praticavam, pois não se sujeitavam ao modo de produção capitalista trazido pelo colonizador.

A educação integral também é temática constante nos debates realizados com os educadores da rede municipal. “A educação integral mostra que os estudantes são compostos de aspectos cognitivos, emocionais, sociais, físicos e culturais. E assim, sem barreiras ou discriminações, ampliar os saberes dos estudantes é necessário”, comentou o professor formador no Centro de Referência em Inclusão Educacional (Crie), Lurival Nascimento.

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