Pesquisar

Coordenadores pedagógicos municipais debatem gestão das aprendizagens e educação antirracista

Foto: Leandro Müller - Ascom Semec
Coordenadores pedagógicos municipais debatem gestão das aprendizagens e educação antirracista
Coordenadores pedagógicos municipais debatem gestão das aprendizagens e educação antirracista
Coordenadores pedagógicos municipais debatem gestão das aprendizagens e educação antirracista

A secretária de educação, Araceli Lemos, pontuou a importância da participação de todos para alinhar e planejar os passos de 2024 na educação municipal

Coordenadores pedagógicos das escolas municipais se reuniram para debater o papel fundamental na gestão das aprendizagens, especialmente no contexto da promoção da educação antirracista. 

A reunião realizada pela Secretaria Municipal de Educação (Semec) nesta terça-feira,23, no auditório da Universidade da Amazônia (Unama), foi um espaço de diálogo e reflexão sobre o papel que os coordenadores desempenham no cenário educacional. 

“Esse é um momento de vocês, no qual todos podem participar, dialogar e propor para dar passos novos passos neste ano de 2024 em nossa rede municipal”, explicou a secretária municipal de Educação, Araceli Lemos.

Identidade do coordenador pedagógico

Um dos principais pontos de discussão foi a definição da identidade do coordenador pedagógico, considerando não apenas suas responsabilidades pedagógicas, mas também seu papel como agente transformador no processo educativo. Foram abordados temas como liderança pedagógica, avaliação e a importância de articulação da conexão com a com a comunidade escolar.

Os participantes destacaram a necessidade de fortalecer a visão do coordenador pedagógico como um facilitador do processo de ensino-aprendizagem, capaz de promover ambientes inclusivos e acolhedores para todos os alunos.

Gestão das aprendizagens

Os coordenadores compartilharam experiências bem-sucedidas e desafios enfrentados, promovendo uma troca valiosa de conhecimentos e práticas pedagógicas. A coordenadora da Unidade de Educação Infantil (UEI) Santa Rosa, Helem Maia, conta que esses momentos promovidos pela Semec são fundamentais no processo de orientação pedagógica.

“Vamos iniciar nossas atividades de 2024 e essas reuniões são fundamentais para receber todas as orientações da Semec para que possamos ser multiplicadores em nossas unidades escolares”, declarou Helem.

Educação antirracista

Com a crescente necessidade de abordar questões de diversidade e inclusão, a reunião enfatizou a importância da educação antirracista. Os coordenadores pedagógicos contaram com a palestra da titular da Coordenadoria de Educação para Relações Étnico-Raciais (Coderer), Sinara Dias, que explorou como integrar de maneira eficaz conteúdos que promovam a igualdade racial nas práticas educacionais diárias.

A coordenadora da EMEI Canto do Uirapuru, Sônia Feio,  destacou a importância da temática  étnico-raciais dentro do ambiente escolar. “Esse momento é importante para nosso papel, enquanto coordenador, de mediar a transformação em nossos espaços e superar as dificuldades e traçar novas metas. Esta reunião traz um alicerce importante nas práticas pedagógicas em relação à educação antirracista na rede municipal”, destacou Sônia.

Nenhuma tag relacionada.

Relacionadas: