Profissionais que atuam na Atenção Primária da rede municipal de saúde lotaram a Catedral da Família, no bairro do Guamá, na manhã desta quarta-feira, 24. O motivo foi o lançamento do programa Família Mais Saudável, da Prefeitura de Belém, iniciativa que prevê a ampliação da assistência primária em saúde na cidade.
Gerido pela Secretaria Municipal de Saúde (Sesma), o programa amplia de 124 para 348 o número de equipes da Estratégia Saúde da Família (ESF) atuando em Belém, saindo de uma cobertura de 28% para cerca de 85%, o que representa mais de 1 milhão de pessoas que serão assistidas pelas ESFs e terão garantido o direito de acesso ao Sistema Único de Saúde. A ampliação se estende para a saúde bucal que antes possuía 19 equipes e agora passa a ter 132, saltando de 2% para 30% de cobertura.
As equipes do Família Mais Saudável (antes Família Saudável) serão compostas por médicos, Agentes Comunitários em Saúde (ACSs), enfermeiros e técnicos de enfermagem, além das equipes de Saúde Bucal. A médica Carolina Akemi é uma das profissionais de saúde que irão reforçar as equipes do programa Família Mais Saudável. Ela também integra o total de 205 novos médicos do programa Mais Médicos, do governo federal, que chegaram a Belém este ano. “Meu trabalho aqui vai ser contribuir com a população no acesso a uma saúde com mais qualidade. A implantação desse programa é um presente para a população”, declarou a médica.
Débora Baía está entre os 1.120 novos Agentes Comunitários de Saúde (ACSs) aprovados e convocados este ano pela Prefeitura de Belém. Ela também reforça as equipes do Família Mais Saudável. “A população pode esperar do meu trabalho muita dedicação e comprometimento para ajudar a construir uma saúde pública de qualidade em Belém”, afirmou Débora, que atua no bairro do Mangueirão.
“É uma emoção dizer que estamos iniciando uma grande revolução na saúde em geral, especialmente na atenção primária. Esses avanços na saúde pública em Belém se devem à nossa equipe, é claro, mas também à nossa parceria com o governo federal que sempre é sensível às nossas demandas”, disse o prefeito de Belém, Edmilson Rodrigues, sobre o programa Família Mais Saudável.
APS do Futuro
O programa municipal de atenção básica à saúde Família Mais Saudável faz parte de um esforço maior do governo federal, por meio do Ministério da Saúde, de fortalecer a saúde primária em todo o Brasil através da iniciativa APS do Futuro, que escolheu Belém e mais duas cidades brasileiras para o projeto-piloto da iniciativa lançada em 2023.
“No ano passado fizemos vários estudos em Belém e apresentamos ao prefeito e ao secretário de Saúde da cidade e a partir disso a Prefeitura decidiu pela adesão ao Mais Médicos e pela expansão da saúde bucal e saúde da família, e essas decisões serão vivenciadas pela população de Belém em larga escala este ano”, explicou o Secretário Nacional de Atenção Primária à Saúde, do Ministério da Saúde, Nésio Fernandes, que esteve nesta quarta-feira em Belém participando do lançamento do programa Família Mais Saudável.
O representante do Ministério da Saúde lembrou que, nos dois primeiros mandatos do Prefeito Edmilson Rodrigues, a cobertura populacional da Estratégia Saúde da Família (ESF) chegou a 42%. Agora sobe para 85%, o que representa um enorme avanço para a saúde do município de Belém.