“A minha escola está linda. O que eu mais gostei é que agora tenho vários locais para brincar na grama aqui”. Assim a estudante Jeniffer do Nascimento, de 7 anos, aluna do segundo ano da Escola Municipal de Ensino Fundamental Walter Leite Caminha reagiu à nova realidade da escola, após a reforma realizada pela Prefeitura de Belém.
O conjunto Catalina, no bairro do Mangueirão, festejou na manhã desta sexta-feira, 26, a reinauguração da EMEF Walter Leite Caminha em cerimônia que contou com a presença do prefeito de Belém, Edmilson Rodrigues e da comunidade escolar.
“É um privilégio saber que agora eu tenho um local seguro e confortável para meu filho estudar enquanto eu trabalho. O que nós, mães, mais queremos é uma escola acolhedora que entenda a situação de nossas crianças como é a Walter Leite”, afirmou a diarista Ingrid Damasceno, mãe de José Miguel, 7, que estuda na Walter Caminha Leite há dois anos.
Segundo a diretora da escola, Regeane de Lima, o coração da comunidade escolar está em festa com a reforma do prédio. “Estar nessa gestão vendo a escola reformada após tanta luta me enche de orgulho. Estamos prontos para receber nossos alunos novamente no prédio novo”, declara Regeane.
Na obra de reforma da Escola Walter Leite Caminha o investimento de R$ 1.595.631,52 garantiu a climatização em todos os espaços, cobertura com instalação de manta aluminizada, revisão das instalações elétricas e novas instalações no forro, reforma dos banheiros e da cozinha, aplicação de resina nos pisos em alta resistência, paisagismo, revitalização da quadra de esportes, manutenção das passarelas, modificação e adaptação da fachada e execução de piso tátil. Após a reforma, a Escola Walter Leite Caminha também se tornou polo do ensino bilíngue de Libras no Distrito Administrativo do Bengui (Daben).
Educação do futuro
Ao fazer a entrega da escola totalmente revitalizada para a comunidade, o prefeito Edmilson Rodrigues destacou que “essa obra reflete o investimento no futuro que estamos fazendo. A escola Walter Leite Caminha, aqui no Catalina, passa a ser sinônimo de revolução na educação após essa reforma, o que também se reflete no sorriso dos alunos e professores”.
Ainda como parte das comemorações dos 408 anos de fundação de Belém, a reinauguração da Escola Walter Leite Caminha é a 62° obra entregue pela Secretaria Municipal de Educação na atual gestão. Desse total, 28 escolas foram reinauguradas, sendo três delas doações ao município; o Centro de Referência em Inclusão Educacional (Crie) Gabriel Lima Mendes, e 32 unidades educativas já entregues e relacionadas no cronograma para reinaugurações.
“O que nós fazemos na Semec é o reflexo do projeto de educação deste governo comprometido com o povo. Estamos fazendo isso em mais de 80 escolas da rede municipal de educação também como presente a Belém”, declarou a secretária municipal de Educação, Araceli Lemos.
Homenagem
Durante a reinauguração da unidade a ex-diretora e atual coordenadora pedagógica da escola, Maria Agostinha Dias de Souza, foi homenageada pelos serviços prestados à educação municipal. “Ter seu nome indicado como homenageada é muito gratificante, pelo fato das pessoas reconhecerem todo o trabalho que dediquei aqui com muito amor”, disse a educadora.