As conhecidas HQs têm uma longa tradição de encantar leitores de todas as idades ao redor do mundo. Seja pelos super-heróis icônicos da Marvel e DC, pelas narrativas complexas e visualmente enigmáticas de mangás japoneses, ou pelas criações independentes que exploram temas diversos, as Histórias em Quadrinhos continuam a exercer seu fascínio.
Em Belém, a cena é engajada e todos os anos se mobiliza para realizar encontros que tragam à tona o trabalho que eles desenvolvem. Na próxima terça-feira, 30, este encontro também ocorrerá em Icoaraci, na Biblioteca Pública Municipal Avertano Rocha (BPMAR).
Programação
Serão realizadas dinâmicas e oficinas, além de exposição das obras e bate-papo com o público. Os ilustradores e quadrinistas Anne Reis e Allan Fernandez serão os mediadores de uma roda de conversa sobre HQ´s nacionais produzidos na Amazônia, com destaque às obras de artistas de Icoaraci e de toda a região metropolitana de Belém.
Segundo a diretora da BPMAR, Gorette Figueiredo, a biblioteca possui um acervo variado de quadrinhos para todas as idades. “A roda de conversa será realizada para dar visibilidade aos artistas e quadrinistas da região metropolitana de Belém, com foco nos desenhistas do distrito de Icoaraci. Além disso, será um momento de valorização e acesso ao acervo de quadrinhos nacionais que a biblioteca disponibiliza para a comunidade”, enfatiza a diretora.
Ao todo, 13 artistas foram convidados e participarão do evento contando sobre seus quadrinhos, experiências e projetos futuros, além de debaterem sobre a produção de quadrinhos feitos na Amazônia.
Segundo Anne Reis, mediadora da roda de conversa, os convidados são pessoas que, há anos, lutam pelo cenário do HQ paraense e possuem técnicas para transmitir para a nova geração. O encontro vai ocorrerá em dois momentos, pela manhã, às 10h, e à tarde, às 15h.
Artistas e leitores
“O que realmente esperamos neste evento é reaproximar os artistas e leitores dos quadrinhos e trazer de volta as rodas de conversas sobre quadrinhos e oficinas de HQ para nossa comunidade. Em Icoaraci, há muitos talentos que precisam ser descobertos e ter mais visibilidade. Além disso, a roda de conversa também é uma forma de levar as pessoas para dentro da biblioteca novamente”, declara Anne Reis.
Os artistas Carlos Paul, Alex Barros, Roberto Mendes, Alexandre Nascimento, André Luis, Robson Marone, Volney Nazareno, Luis Cláudio, Anne Reis, Fernando Carvalho, Alan Yango, Fábio Jansen e Allan Fernandez estarão presentes participando da roda de conversa.
Evento
Dia do Quadrinho Nacional da Biblioteca Pública Municipal Avertano Rocha
Terça-feira, 30 de Janeiro, das 9h às 17h (Roda de conversa às 10h e 15h, e oficinas às 10h e 16h).
Local: Biblioteca Pública Avertano Rocha ( Rua Siqueira Mendes, s/n - Icoaraci ).
Entrada gratuita.
(Colaboração do jornalista Vagner Mendes)