As inscrições para o licenciamento dos blocos alternativos do carnaval 2024 de Mosqueiro seguem até esta quarta-feira, 31. Os interessados podem procurar a Agência Distrital, no horário de 8h às 14h, para garantir sua participação.Realizado pela Prefeitura de Belém por meio do Departamento de Turismo e Eventos da Agência Distrital de Mosqueiro (Detur/Admos), o licenciamento é obrigatório por medida de segurança dos brincantes e do público em geral.
Em Mosqueiro, este ano a Fundação Cultural do Município de Belém (Fumbel), em parceria com a Agência Distrital, realizará o desfile oficial no domingo, 11, na Praça da Vila, com as Escolas Peles Vermelhas e Piratas da Ilha, atual campeã do carnaval mosqueirense. Serão montadas arquibancadas, sistema de iluminação e som.Tudo para que o público possa acompanhar a programação com conforto e segurança.
Para os blocos alternativos, a programação é diferenciada e com maior tempo de duração, de 10 a 15 de fevereiro, ou seja, de sábado até quinta-feira, com arrastão do bloco do Camarão, no Furo das Marinhas.Mais de 40 agremiações já estão cadastradas e com percurso pré-definido pela coordenação da Detur/Admos.
A previsão é que a festa ocorra no corredor oficial da Praça da Vila e locais alternativos no Chapéu Virado, Carananduba, Baía do Sol e Furo das Marinhas. “Só vamos aguardar até a finalização das inscrições e nossa reunião com os órgãos de segurança para fechar em definitivo o calendário dos desfiles e encaminhar à Fumbel, que é órgão realizador das ações de carnaval”, disse o coordenador-geral do carnaval de Mosqueiro, Georgenor Kalife.
Animação - Para o presidente da Associação dos Blocos Alternativos de Mosqueiro, Raimundo Jorge Conceição, em 2024 a previsão é realizar um carnaval com mensagem de preservação ambiental, enaltecendo a necessidade de cada cidadão fazer sua parte, não jogando lixo nas ruas.
“Nosso carnaval sempre adotou essa política da conscientização ambiental. Mosqueiro está de braços abertos para receber as famílias, e que venham com alegria brincar um carnaval com amor e segurança”, disse ele, que tem apoio da comissão formada por Isabela dos Anjos e Angela Maciel, que estiveram em reunião na Agência Distrital para ajustar os detalhes do desfile. “Esse apoio da Agência Distrital é muito importante para nossa segurança e também confiança, pois, no carnaval precisamos pensar nos brincantes, nas vidas”, completou Jorge Conceição.
Recordar - O presidente do bloco carnavalesco Recordar Mosqueiro, Vitor Tavares, também esteve na sede da Agência Distrital para ajustar sua participação na festa. O bloco ganhou grande repercussão nas redes sociais ao anunciar a programação com repertório voltado aos velhos carnavais mosqueirenses da década de 1980, quando o circuito dos trios elétricos cruzava o corredor do Murubira ao Farol.
“Ficamos muito surpresos e gratos pela repercussão e estamos trabalhando para oferecer uma boa estrutura aos brincantes”, disse Vitor Tavares, que na ocasião foi recebido pelo agente distrital em exercício da Admos, Railson Santos, e a diretora Benilda Paixão.
Itinerários - A Agência Distrital de Mosqueiro alerta que a programação oficial de carnaval 2024 será realizada na Praça da Vila. Os circuitos alternativos do Chapéu Virado, Carananduba, Baía do Sol e Furo das Marinhas ainda podem sofrer alterações por conta da segurança e mobilidade urbana. A previsão é que até sexta-feira, 2, todo o cronograma esteja concluído. Mosqueiro deve receber mais de meio milhão de pessoas para as festas de carnaval de 2024.