Pesquisar

Prefeitura garante vagas de emprego a migrantes, refugiados e indígenas Warao acolhidos pela Funpapa

Foto: Nenhum
Prefeitura garante vagas de emprego a migrantes, refugiados e indígenas Warao acolhidos pela Funpapa
Prefeitura garante vagas de emprego a migrantes, refugiados e indígenas Warao acolhidos pela Funpapa

A inserção no mercado de trabalho formal e o apoio a iniciativas de geração autônoma de renda é uma das prioridades da atual gestão municipal.

Um contrato assinado entre a Prefeitura de Belém e a empresa Ciclus Ambiental vai garantir emprego para trinta e uma pessoas abrigadas nos diversos espaços de acolhimento institucional da Fundação Papa João XXIII (Funpapa), dentre elas migrantes, refugiados e indígenas da etnia Warao. 

A  Ciclus Ambiental, é a empresa vencedora da licitação realizada pela Prefeitura de Belém no formato Parceria Público-Privada (PPP) para a execução do novo sistema de limpeza urbana e coleta de resíduos sólidos da cidade.
Cerca de 80 acolhidos passaram por um processo de entrevista com a equipe de Recursos Humanos da empresa, para a contratação na atividade de varrição de via pública e supervisor.

Todo o processo de contratação foi coordenado pelo Núcleo de Atendimento ao Migrante e Refugiado (Namir) da Funpapa, que durante todas as etapas foi acompanhado diretamente pela equipe técnica. “Orientar, encaminhar, promover e facilitar o ingresso no mercado de trabalho é nosso papel e quando conseguimos nos sentimos gratificados por estar fazendo parte dessa conquista”, destaca Paulo André Costa, técnico do Namir/Funpapa. 

A inserção desse público no mercado de trabalho formal e o apoio a iniciativas de geração autônoma de renda é uma das prioridades da atual gestão, bem como contribuir com o processo de integração social e econômica dessas pessoas, de forma humanizada, na sociedade.

Compromisso e integração

Para o presidente da Funpapa, Alfredo Costa, conseguir efetivar a contratação de todas essas pessoas é a melhor demonstração do compromisso da gestão com quem almeja uma oportunidade de ter sua independência financeira, e assim poder escrever uma nova história fora do espaço institucional. 

Roisdael Calderon, indígena da etnia Warao, é universitário do curso de Pedagogia da Universidade Federal do Pará. Ele foi contratado para o cargo de supervisor e declara a alegria em conquistar essa vaga. Para ele isso representa um alívio em ter uma renda fixa, além de ter todos os seus direitos garantidos em lei.

Como forma de integração, a direção da Ciclus promove no próximo sábado, 6, no ginásio do Sesi, um evento de integração com todos os trabalhadores, para a apresentação da forma de trabalho, organograma e composição da empresa. No dia 15 deste mês todos já iniciam suas atividades na cidade.

Nenhuma tag relacionada.

Relacionadas: