A programação do primeiro dia do 3º Encontro Nacional do ICLEI Brasil, na tarde desta quarta-feira, 17, seguiu com três painéis no auditório do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), na avenida Duque de Caxias.
Com o tema “O protagonismo dos governos locais e regionais na agenda climática”, o encontro está sendo realizado pela primeira vez em Belém e recebe diversos palestrantes e autoridades de outros países.
O prefeito da cidade de Mayanas, German Chong, que também é vice-presidente do Fórum das Cidades Amazônicas, que é presidido pelo prefeito de Belém, Edmilson Rodrigues, participou da painel “A ação climática nos estados” e destacou a oportunidade de falar sobre a província gerenciada por ele.
“Este evento é uma oportunidade para mostrar a Amazônia peruana. Querendo ter um mundo mais tranquilo e de forma pacífica com o meio ambiente. Agregamos a maior biodiversidade amazônica do Peru”, ressaltou German.
Sustentabilidade - Ainda durante o evento, em outro painel, foram debatidos diplomacia urbana e sustentabilidade. O assessor internacional do Ministério das Cidades, Antônio Costa e Silva, anunciou que o Governo Federal está consciente sobre a agenda para as cidades amazônicas. “Ações que queremos desenvolver, trabalhar nas agendas das cidades amazônicas. Um olhar para esses municípios, uma convicção sobre esse diálogo democrático”.
Por fim, no mesmo painel que debateu a sustentabilidade e a diplomacia, o prefeito da cidade de Niterói, no Rio de Janeiro, Axel Grael, que veio como convidado para o evento, ressaltou que até a COP-30, que será realizada em Belém, em novembro de 2025, é de grande importância debater as mudanças climáticas no mundo. "Por mais que tivéssemos tido avanços na questão climática, não foram as necessárias que precisávamos. Não estamos avançando na velocidade que precisamos e até a COP-30 precisamos ter um discurso alinhado”, explicou.