“Excelente serviço prestado à população que precisa de atendimento domiciliar, com a equipe incansável do programa Melhor em Casa. Fiquei surpreso, confesso que tinha uma visão equivocada em relação ao SUS. Peço que esse serviço, de altíssima utilidade pública, seja mantido e que possa atender às pessoas que precisam”, elogiou Agnaldo Rodrigues, que se mudou com a família de Manaus para Belém para cuidar dos pais atendidos pelo programa Melhor em Casa.
O depoimento ocorreu nesta sexta-feira, 19, durante a visita técnica realizada por representantes do Ministério da Saúde -Tarcísio Aquino, assessor técnico na coordenação geral de Atenção Domiciliar do MS -, Secretaria de Estado de Saúde (Sespa) - Paulo Sérgio Tabelo, da coordenação estadual do programa Melhor em Casa - e técnicos da Secretaria Municipal de Saúde (Sesma) - o fisioterapeuta Paulo Sérgio Nepomuceno e assistente social Marlúcia Silva.
Resposta rápida
Militar da reserva da Aeronáutica, Agnaldo Rodrigues ficou sabendo do programa por ocasião do processo de internação de seus pais no Hospital da Aeronáutica, Teófilo e Luzia Rodrigues, internados em períodos diferentes com diagnóstico de doença pulmonar obstrutiva crônica. Ele conta que enviou e-mail para Sesma e em menos de 45 minutos recebeu as respostas com as orientações e indicação de documentos necessários para o cadastro no programa Melhor em Casa. Depois de três dias, o atendimento teve início com equipamentos e equipe multiprofissional à disposição.
Humanização e tecnologia
A oxigenoterapia, como importante aliada e componente do serviço de atenção domiciliar do programa Melhor em Casa, desempenha um papel estratégico no fortalecimento do Sistema Único de Saúde (SUS) e na garantia de acesso aos usuários de maior complexidade em Belém, por meio Secretaria Municipal de Saúde (Sesma).
“A Política Nacional de Humanização, aplicada à realidade individual de cada usuário e família, promove o acolhimento e a experiência de cuidado pautada na empatia e dignidade. O Serviço de Oxigenoterapia Domiciliar (SOD) é um braço do serviço de atenção domiciliar, sendo importante dispositivo na reabilitação dos usuários", afirma o médico Gabriel Gaia, integrante da coordenação do programa Melhor em Casa no município de Belém.
Articulação - A visita teve início no gabinete do Secretário Municipal de Saúde, Pedro Anaisse, e no Departamento de Urgência e Emergência (DEUE). Em seguida, a equipe se deslocou para o bairro de Canudos ( visita aos pacientes e familiares usuários do programa) e Unidade de Pronto-Atendimento da Sacramenta.
“É uma experiência positiva na articulação da rede de saúde, que faz a ponte entre a atenção primária e atenção especializada junto ao programa Melhor em Casa para pacientes que necessitam dos procedimentos de oxigenoterapia domiciliar e visita semanal de apoio multiprofissional, independente do diagnóstico. O que vale é a intensidade do cuidado e a diminuição da superlotação em UPAs e hospitais”, destaca o assessor técnico do Ministério da Saúde, Tarcísio Aquino.
Avanço - O caso de recuperação no tratamento de saúde da aposentada Guiomar Vasconcelos é animador. Há um ano, ela utilizava os cilindros de oxigenação 24h por dia, exibindo cansaço e outras complicações pela insuficiência respiratória grave. Ela conta que o tratamento avançou, com a redução do número de vezes em que utiliza a oxigenoterapia, medicação e exercícios de fisioterapia em casa. “Agradeço aos anjos da minha vida que me fizerem ver a luz do fim do túnel. Torço para que essa iniciativa se amplie cada vez mais”, recomenda.
Com 29 pacientes cadastrados em visitas domiciliares semanais, o programa Melhor em Casa, da Unidade de Pronto-Atendimento da Sacramenta, atende os bairros do Barreiro, Telégrafo, Fátima, Pedreira, Providência e Sacramenta. “O bom do Melhor em Casa é o contato semanal com os usuários. Essa aproximação humaniza o nosso trabalho, na evolução do tratamento, mudança de medicamento e a melhora na parte clínica. Tudo isso aproxima a equipe com os pacientes que mais precisam desse atendimento”, revela Hellen Sena, enfermeira que faz parte da equipe do programa Melhor em Casa da UPA Sacramenta.