A Prefeitura de Belém e a empresa Ciclus Amazônia, responsável pela limpeza urbana da cidade, iniciaram neste sábado, 20, uma grande operação de coleta de lixo e entulho no lote dois da cidade, que inicia no bairro da Pedreira e segue até o distrito de Icoaraci. O esforço de limpeza vai ter continuidade neste domingo, 21.
Nada menos que 120 agentes de limpeza e 60 máquinas, entre caçambas e retroescavadeiras, atuam somente na coleta de entulho no final de semana. Quanto à coleta do lixo doméstico, estarão envolvidos mais de 57 caminhões compactadores e 456 agentes de limpeza.
Os bairros da Sacramenta, Marco, Marambaia, Barreiro, além de Telégrafo, Pratinha e Tapanã - os três últimos localizados na área da avenida Arthur Bernardes - são as áreas beneficiadas, no momento, com a operação. “Estamos neste momento fazendo uma operação de impacto para acelerar a coleta de resíduos acumulados, ação que já vem acontecendo nos últimos dois meses antes mesmo do início das operações do novo sistema de limpeza”, explica o diretor do Departamento de Resíduos Sólidos da Secretaria de Saneamento de Belém (Sesan), Pedro Piqueira.
Moradores acompanham o serviço de limpeza
A doméstica Lígia Ferreira e o neto Fernando Ferreira, de 11 anos, acompanharam o início do serviço de limpeza no bairro onde moram, a Pedreira. “Esse trabalho é muito bom, mas também precisa que nós população colabore com a Prefeitura não jogando lixo fora da hora e em locais inadequados”, pontua Lígia.
Outra pessoa que aprovou a iniciativa foi o porteiro Roberto Oliveira. “Esse trabalho começou segunda-feira, 15, e não é da noite para o dia que essa realidade vai mudar. Precisamos ter paciência e colaborar para uma cidade mais limpa”, destacou Roberto, morador da Pedreira.
Pontos criativos de descarte
Um dos grandes objetivos da operação deste final de semana realizar a coleta de lixo domiciliar e entulhos em pontos de descarte irregular, que se tornaram crônicos em vários bairros da cidade, como a avenida Arthur Bernardes, às proximidades do residencial Neuton Miranda e do canal do Jacaré. Até este domingo, 21, a meta da Prefeitura de Belém é alcançar com a ação 60% da área da cidade.