Os cinco quilômetros da avenida Júlio César começam a passar por obras de intervenção para reurbanização da via, com ciclofaixas, calçadas com piso tátil e projeto de iluminação e recapeamento asfáltico completo. As obras incluem também, a implantação de um BRS (Bus Rapid System), um sistema que consiste em faixas rápidas de ônibus. O prefeito de Belém, Edmilson Rodrigues, assinou a Ordem de Serviço, na manhã desta terça-feira, 11.
O projeto completo também prevê a construção de um elevado na avenida Júlio César, entre a avenida Paulo Frota e o Aeroporto Internacional de Belém, onde há um ponto crítico de alagamento, e a duplicação do elevado Daniel Berg, na Pedro Álvares Cabral.
Melhorias - Para a dona de casa e moradora do bairro da Sacramenta, Sara de Paula, de 33 anos, o BRS da avenida Júlio César vai aumentar a qualidade de vida dos moradores do bairro.
“Essas obras vão melhorar o acesso ao aeroporto para os moradores e se juntar às outras obras que já estão em andamento e vão melhorar ainda mais os espaços de lazer e esportes para que a gente possa aproveitar melhor”, conta a moradora.
O secretário municipal de Urbanismo, Lélio Costa, informa o investimento é de mais de R$136 milhões, com duas fases de obra. “A primeira fase será realizada em 18 meses e deve ser entregue antes da COP-30. É uma nova Júlio César sendo criada e num sistema que coaduna com a COP-30 porque respeita o meio ambiente, pois não haverá grande supressão de vegetais. A obra tem orçamento financiado em R$ 90 milhões pela Caixa Econômica Federal e R$ 50 milhões de contrapartida da Prefeitura de Belém”, explica o secretário.
Vegetação será mantida
Preservar todo o verde da Júlio César é uma pauta defendida pelo Prefeito Edmilson Rodrigues. “Entre outras melhorias a serem feitas na avenida Júlio César, teremos a preservação dos cinco quilômetros de canteiro central da via e toda uma modernização do processo paisagístico de iluminação com LED, com posteamento moderno, mais baixo, e teremos também estações de passageiros parecidas com o BRT, somente onde tiver a estação que serão suprimidas uma ou duas árvores. Não repetiremos o que foi feito na Augusto Montenegro, ou na Almirante Barroso”, explica o prefeito.
A OS foi assinada pelo prefeito de Belém, Edmilson Rodrigues, nesta terça-feira, 11, na praça Dorothy Sang, no bairro da Sacramenta.
Obra preparatória
O BRS da Júlio César é mais uma obra da gestão municipal prioritária à preparação da cidade para a Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas de 2025, também chamada de COP-30, que ocorrerá em novembro e deixará um grande legado para a capital paraense.
O projeto será executado pelo Consórcio TP BRT Centenário e conta com duas fases. A primeira delas conta com prazo de execução em 18 meses. A obra ocorrerá na avenida Júlio César, entre a praça São Cristóvão e o Aeroporto Internacional de Belém, em Val-de-Cans.
Em geral, a obra envolve os serviços de terraplenagem, pavimentação, drenagem, sinalização, paisagismo, obras de artes especiais, estações de passageiros e obras de reurbanização destinados à implantação do sistema BRS, na avenida Júlio César.
O BRS é um sistema mais leve de transporte coletivo e não precisa das vias exclusivas concretadas como o BRT, por isso, a sua instalação e uso afeta muito menos o trânsito e respeita o meio ambiente, já que esse tipo de transporte não vai obrigar a retirada das árvores dos canteiros da avenida, só nos pontos onde serão instaladas as estações.
Pré-COP - Esta primeira etapa de implantação é a pré-COP-30. Com prazo de execução em 18 meses, nela terá a execução de ponte (elevado) entre avenida Paulo Frota e o Aeroporto Internacional de Belém, alargamento das alças do elevado Daniel Berg, reforço da cabeceira da ponte sobre o canal São Joaquim e inserção de faixa de via preferencial e recapeamento e sinalização horizontal da via.
A Prefeitura de Belém reforça que todas as decisões foram discutidas e analisadas em reuniões entre a Secretaria Municipal de Urbanismo (Seurb), a Caixa Econômica Federal, o Ministério das Cidades, Consórcio Gerenciador TPF-Encibra e representantes do Consórcio construtor TP-BRT Centenário.
As Licenças Ambientais Prévias (LP) de Instalação (LI) já foram emitidas pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma).