Obras de reurbanização da av. Júlio César asseguram melhorias na qualidade de vida dos moradores

Foto: Agência Belém
Obras de reurbanização da av. Júlio César asseguram melhorias na qualidade de vida dos moradores
Obras de reurbanização da av. Júlio César asseguram melhorias na qualidade de vida dos moradores
Obras de reurbanização da av. Júlio César asseguram melhorias na qualidade de vida dos moradores
Obras de reurbanização da av. Júlio César asseguram melhorias na qualidade de vida dos moradores

Os cinco quilômetros da av. Júlio César passarão por reurbanização e em 18 meses a via que dá acesso ao aeroporto de Belém estará toda modernizada

Os cinco quilômetros da avenida Júlio César começam a passar por obras de intervenção para reurbanização da via, com ciclofaixas, calçadas com piso tátil e projeto de iluminação e recapeamento asfáltico completo. As obras incluem também, a implantação de um BRS (Bus Rapid System), um sistema que consiste em faixas rápidas de ônibus. O prefeito de Belém, Edmilson Rodrigues, assinou a Ordem de Serviço, na manhã desta terça-feira, 11. 

O projeto completo também prevê a construção de um elevado na avenida Júlio César, entre a avenida Paulo Frota e o Aeroporto Internacional de Belém, onde há um ponto crítico de alagamento,  e a duplicação do elevado Daniel Berg, na Pedro Álvares Cabral. 

Melhorias - Para a dona de casa e moradora do bairro da Sacramenta, Sara de Paula, de 33 anos, o BRS da avenida Júlio César vai aumentar a qualidade de vida dos moradores do bairro. 

“Essas obras vão melhorar o acesso ao aeroporto para os moradores e se juntar às outras obras que já estão em andamento e vão melhorar ainda mais os espaços de lazer e esportes para que a gente possa aproveitar melhor”, conta a moradora.

O secretário municipal de Urbanismo, Lélio Costa, informa o investimento é de mais de R$136 milhões, com duas fases de obra. “A primeira fase será realizada em 18 meses e deve ser entregue antes da COP-30. É uma nova Júlio César sendo criada e num sistema que coaduna com a COP-30 porque respeita o meio ambiente, pois  não haverá grande supressão de vegetais. A obra tem orçamento financiado em R$ 90 milhões pela Caixa Econômica Federal e R$ 50 milhões de contrapartida da Prefeitura de Belém”, explica o secretário. 

Vegetação será mantida

Preservar todo o verde da Júlio César é uma pauta defendida pelo Prefeito Edmilson Rodrigues. “Entre outras melhorias a serem feitas na avenida Júlio César, teremos a preservação dos cinco quilômetros de canteiro central da via e toda uma modernização do processo paisagístico de iluminação com LED, com posteamento moderno, mais baixo, e teremos também estações de passageiros parecidas com o BRT, somente onde tiver a estação que serão suprimidas uma ou duas árvores. Não repetiremos o que foi feito na Augusto Montenegro, ou na Almirante Barroso”, explica o prefeito.      

A OS foi assinada pelo prefeito de Belém, Edmilson Rodrigues, nesta terça-feira, 11, na praça Dorothy Sang, no bairro da Sacramenta.

Obra preparatória

O BRS da Júlio César é mais uma obra da gestão municipal prioritária à preparação da cidade para a Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas de 2025, também chamada de COP-30, que ocorrerá em novembro e deixará um grande legado para a capital paraense.

O projeto será executado pelo Consórcio TP BRT Centenário e conta com duas fases. A primeira delas conta com prazo de execução em 18 meses. A obra ocorrerá na avenida Júlio César, entre a praça São Cristóvão e o Aeroporto Internacional de Belém, em Val-de-Cans.

Em geral, a obra envolve os serviços de terraplenagem, pavimentação, drenagem, sinalização, paisagismo, obras de artes especiais, estações de passageiros e obras de reurbanização destinados à implantação do sistema BRS, na avenida Júlio César.

O BRS é um sistema mais leve de transporte coletivo e não precisa das vias exclusivas concretadas como o BRT, por isso, a sua instalação e uso afeta muito menos o trânsito e respeita o meio ambiente, já que esse tipo de transporte não vai obrigar a retirada das árvores dos canteiros da avenida, só nos pontos onde serão instaladas as estações.

Pré-COP - Esta primeira etapa de implantação é a pré-COP-30. Com prazo de execução em 18 meses, nela terá a execução de ponte (elevado) entre avenida Paulo Frota e o Aeroporto Internacional de Belém, alargamento das alças do elevado Daniel Berg, reforço da cabeceira da ponte sobre o canal São Joaquim e inserção de faixa de via preferencial e recapeamento e sinalização horizontal da via.

A Prefeitura de Belém reforça que todas as decisões foram discutidas e analisadas em reuniões entre a Secretaria Municipal de Urbanismo (Seurb), a Caixa Econômica Federal, o Ministério das Cidades, Consórcio Gerenciador TPF-Encibra e representantes do Consórcio construtor TP-BRT Centenário.

As Licenças Ambientais Prévias (LP) de Instalação (LI) já foram emitidas pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma).

      

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