Pesquisar

Julho Amarelo leva conscientização sobre as hepatites virais a praças e praias nos finais de semana

Foto:
Julho Amarelo leva conscientização sobre as hepatites virais a praças e praias nos finais de semana
Julho Amarelo leva conscientização sobre as hepatites virais a praças e praias nos finais de semana

Julho Amarelo vai acontecer em diversas localidades do município que costumam atrair um número expressivo de pessoas nos finais de semana deste mês de férias escolares

A partir deste sábado, 13, a Secretaria Municipal de Saúde de Belém (Sesma) inicia a Campanha Julho Amarelo, prevista acontecer em diversas localidades do município que costumam atrair um número expressivo de pessoas nos finais de semana deste mês de férias escolares. A Campanha tem o objetivo de promover a prevenção, controle e educação da população sobre as hepatites virais, inflamações no fígado causadas por vírus classificados pelas letras A, B, C, D e E.

“Durante a semana, nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) estão sendo realizadas atividades educativas voltadas para a prevenção dessas doenças e nos fins de semana são realizadas atividades especiais em praias, praças e ilhas”, ressalta a gerente do Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) Rayssa Gorbachofh, da Sesma, Socorro Pinheiro.

As hepatites virais podem ser transmitidas pelo contágio fecal-oral, especialmente em locais com condições precárias de saneamento básico e água, de higiene pessoal e dos alimentos; pela relação sexual desprotegida; pelo contato com sangue contaminado, com o compartilhamento de seringas, agulhas, lâminas de barbear, alicates de unha e outros objetos perfurocortantes; da mãe para o filho durante a gravidez (transmissão vertical); e por meio de transfusão de sangue ou hemoderivados.

Prevenção
Socorro destaca que uma das principais medidas de prevenção às hepatites A e B é a vacinação. Veja outras formas de prevenção às hepatites virais:

  • Usar camisinha nas relações sexuais, a fim de evitar a transmissão por via sexual e, no caso de gestação, evitar a transmissão da doença para o feto;
  • Não compartilhar com outras pessoas objetos perfurocortantes: seringas, agulhas, alicate de unha, agulhas etc;
  • Não passar por procedimentos invasivos (hemodiálise, cirurgias, tratamentos dentais, confecção de tatuagem) sem os devidos cuidados de biossegurança;
  • Não compartilhar escovas de dentes ou lâminas de barbear/ depilar, que são materiais de uso individual; e
  • Ao colocar piercing, fazer tatuagem ou usar serviços como barbearias, manicures/ pedicures e podólogos, certificar-se de que os materiais sejam descartáveis e sejam esterilizados adequadamente.

Ações
Durante as ações realizadas pela Sesma neste mês de julho são realizados testes rápidos e abordagens diretas para conscientizar as pessoas sobre os riscos, formas de prevenção e tratamento das hepatites virais. Ao mesmo tempo, é realizada a conscientização sobre a prevenção a outras Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs), como sífilis e HIV.

Nos próximos finais de semana deste mês, os profissionais de saúde estarão presentes nas praias de Outeiro, Mosqueiro, Cotijuba, assim como nas praças Batista Campos e Praça da República, realizando ações de testagem e abordagem direta à população. Além dessas ações, também está prevista uma ação especial durante a Parada LGBTQIAPN+ de Mosqueiro 2024, que será realizada no dia 28 de julho.

Serviço

Cronograma das ações

  • Dia 13 (sábado): Praia Grande de Outeiro e Praia da Brasília, das 7h às 19h.
  • Dia 14 (domingo): Praça da República e Praça Batista Campos, das 7h às 19h.
  • Dias 20 e 21 (sábado e domingo): Cotijuba, das 6h às 18h.
  • Dias 27 e 28 (sábado e domingo): Mosqueiro, das 6h às 18h.
TAGS:

Relacionadas: