Pesquisar

Mosqueiro ganha mutirão de limpeza na virada do ano

Foto: Divulgação Admos
Mosqueiro ganha mutirão de limpeza na virada do ano
Mosqueiro ganha mutirão de limpeza na virada do ano
Mosqueiro ganha mutirão de limpeza na virada do ano
Mosqueiro ganha mutirão de limpeza na virada do ano
Mosqueiro ganha mutirão de limpeza na virada do ano

O mutirão conta com 150 trabalhadores da terceirada Ciclus Amazônia, além de oito caçambas, cinco carros compactadores e uma pá mecânica.

Logo no primeiro dia de 2025, a nova gestão da Prefeitura de Belém começou a realizar o mutirão de limpeza na Ilha de Mosqueiro, que na virada do ano recebe cerca de 30 mil pessoas para comemorar o Réveillon no balneário. Coordenado pela Secretaria Municipal de Saneamento, o mutirão envolve trabalhos de varrição de calçadas, meio-fio e das praias da orla, além de roçagem, coleta domiciliar e retirada de entulho.

Realizado desde às 4h da madrugada, o mutirão conta com 150 trabalhadores da terceirada Ciclus Amazônia, além de oito caçambas, cinco carros compactadores e uma pá mecânica. Em dois dias de trabalho, o mutirão já removeu mais de 400 toneladas de entulho e resíduos sólidos das praias do Bispo, Chapéu Virado, Farol, Porto Arthur, Ariramba, Murubira, Carananduba (praia e praça), Baía do Sol, Paraíso, Marahu e na orla da Rua 16 de Novembro. Nesta sexta, o mutirão será realizado na praia de São Francisco.

De acordo com a futura Secretária Municipal de Zeladoria e Conservação Urbana, Thayta Martins Ferreira, “o mutirão em Mosqueiro, após o Réveillon, começou antes da operação Belém Limpa, porque era fundamental limpar as praias para garantir a conservação do meio ambiente na ilha. E como muita gente permanecerá em Mosqueiro, até domingo nosso trabalho de limpeza continuará para que os moradores e visitantes possam ter conforto e ambiente limpo com varrição, roçagem, coleta domiciliar e remoção de entulho e lixo das praias”.

A autônoma Andrea Rodrigues trabalha na Praça do Carananduba há 18 anos e elogiou o mutirão. "É muito bom a gente ver esse trabalho de limpeza, que começa ainda de madrugada. É bom a gente poder trabalhar num ambiente tranquilo e limpo e é super importante não só pra quem trabalha, mas também para os visitantes".

José Magno Pereira, aposentado e morador da vila, fez questão de destacar o mutirão como diferencial no trato com os resíduos sólidos na ilha. "É a primeira vez que eu vi uma limpeza tão rápida. No dia 1º, as praias já estavam limpas. Bom pra nós que moramos e gostamos de ver nossas praias limpas", comentou.

Nenhuma tag relacionada.

Relacionadas: