Pesquisar

Campanha de vacinação atrai milhares aos shoppings de Belém

Foto: Jader Paes
Campanha de vacinação atrai milhares aos shoppings de Belém
Campanha de vacinação atrai milhares aos shoppings de Belém
Campanha de vacinação atrai milhares aos shoppings de Belém
Campanha de vacinação atrai milhares aos shoppings de Belém

Liduína Ayache chegou cedo para se vacinar contra a gripe.

A campanha de vacinação, realizada pela Prefeitura de Belém, contra a gripe (Influenza) e a Covid-19 atraiu milhares de pessoas aos shoppings da capital paraense neste sábado, 18. O prefeito Igor Normando e o titular da Secretaria Municipal de Saúde (Sesma), Rômulo Nina, estiveram no Boulevard Shopping para incentivar a população a buscar pelos imunizantes e se proteger contra doenças.

"É importante a adesão do público às campanhas de vacinação. Isso evita a propagação dos vírus da gripe e da Covid-19, assim como garante mais imunidade para toda a população de Belém", disse o prefeito de Belém, Igor Normando, convocando toda a população aos postos de vacinação.

Disponíveis diariamente nas unidades de saúde da capital, as vacinas contra a gripe (Influenza) e a Covid-19 foram disponibilizadas neste sábado (18) em cinco pontos externos da cidade, sendo quatro shoppings (Boulevard, Castanheira, Grão-Pará e Pátio Belém) e no IT Center com o objetivo de oferecer alternativas para a população e aumentar os índices de cobertura vacinal no município.

Grupos prioritários

O secretário municipal de saúde, Rômulo Nina, ressaltou que Belém tem cobertura vacinal de, aproximadamente, 95% da população em geral, que necessita de apenas uma ou duas doses do imunizante, mas pontuou a necessidade dos grupos prioritários de atenderem ao chamado e se vacinarem nos postos oferecidos pela Prefeitura de Belém, uma vez que, contra a Covid-19, a cobertura vacinal dos grupos prioritários ainda está abaixo da meta determinada pelo Ministério da Saúde (MS), que é de 90%.

"Precisamos aumentar a cobertura dos grupos prioritários, a exemplo dos idosos e das pessoas com comorbidade. É imprescindível que eles recebam as doses de reforço anual ou semestralmente", enfatizou Rômulo Nina.

A cobertura vacinal de crianças de seis meses a menos de cinco anos está em 29,21% em Belém. Entre os idosos e outros grupos prioritários, a capital registra apenas 3,72% da cobertura total.

Campanha contra a gripe (Influenza)

A campanha de vacinação contra a gripe (Influenza) iniciou em setembro de 2024 e segue até o dia 31 de janeiro de 2025. O público da campanha foi ampliado em novembro e todas as pessoas, a partir de seis meses de vida, podem se imunizar. Atualmente, a cobertura vacinal contra a gripe, em Belém, é de apenas 38%.

A dona de casa Liduína Braga Ayache, de 65 anos, chegou cedo ao shopping Boulevard para garantir a imunização contra a gripe. "Eu vim tomar a vacina contra a gripe, pois contra a Covid-19 eu estou em dia. Temos que cuidar da nossa saúde", afirmou, mostrando a carteirinha de vacinação.

A campanha contra a gripe (Influenza) se encerra no dia 31 de janeiro. É importante que toda a população, a partir dos seis meses de idade, seja vacinada. O público pode procurar as Unidades Básicas de Saúde (UBS), em Belém, no período de 8h às 17h. As unidades estão abastecidas com quantidade suficiente para atender a demanda na capital paraense.

Relacionadas: