Pesquisar

Megaoperação moderniza iluminação pública em 40 pontos de Belém

Equipes percorreram áreas do Guamá e Terra Firme e substituíram lâmpadas antigas por novas luminárias de LED, mais eficientes e econômicas.
Foto: Raphael Macedo
Megaoperação moderniza iluminação pública em 40 pontos de Belém
Megaoperação moderniza iluminação pública em 40 pontos de Belém
Megaoperação moderniza iluminação pública em 40 pontos de Belém
Megaoperação moderniza iluminação pública em 40 pontos de Belém
Megaoperação moderniza iluminação pública em 40 pontos de Belém
Megaoperação moderniza iluminação pública em 40 pontos de Belém

Ação instalou novas luminárias, mais eficientes e econômicas no Guamá e Terra Firme.

Pontos estratégicos dos bairros do Guamá e Terra Firme receberam equipes de manutenção do sistema de iluminação pública da megaoperação Belém Limpa e projeto Ilumina Belém, na tarde e noite desta terça-feira (28). A ação alcançou 40 áreas com a substituição de lâmpadas antigas por novas luminárias de LED.

O trabalho de modernização da iluminação pública começou na Avenida Perimetral, em frente à Universidade Federal do Pará (UFPA), no bairro do Guamá, com a troca de luminárias em 11 pontos do Residencial Riacho Doce. Na ponte do Tucunduba foram instaladas quatro luminárias de LED e a substituição seguiu ao longo da Avenida Tucunduba.

Comunidade mais iluminada e segura

Emanuelle Ribeiro, estudante do curso de Produção Multimídia na UFPA e moradora do Guamá, considerou a iniciativa importante para a segurança de quem vive, estuda ou trabalha no bairro. “Eu estudo na UFPA de noite e por aqui era muito escuro. Eu moro no Guamá e já estou acostumada com a pouca luminosidade, mas para quem não mora por aqui, com certeza acha muito perigoso. Com esse espaço iluminado vai ficar mais seguro”, avaliou a universitária. 

Compromisso com a cidade

A expansão e melhoria da iluminação de Belém foi um compromisso assumido pela atual gestão que, em menos de um mês de trabalho, já garantiu a instalação de luminárias de LED em mais de mil pontos da cidade e a meta é levar o serviço a toda Belém

O prefeito Igor Normando fez questão de acompanhar a ação de renovação da iluminação pública no Guamá e Terra Firme. “São lâmpadas que diminuem o consumo, o custo e aumentam a claridade para os moradores, gerando segurança e, principalmente, durabilidade do equipamento”, comentou o prefeito sobre os benefícios das novas luminárias. “Nós estamos fazendo a manutenção da cidade, um grande mutirão para colocar a zeladoria da cidade em dia e para manter os serviços funcionando”, acrescentou.

O trabalho de substituição das lâmpadas durou cerca de cinco horas e envolveu equipes de trabalhadores da concessionária “Luz de Belém”, responsável pela manutenção da iluminação pública da cidade. “Essa ação de hoje, que engloba os bairros do Guamá e Terra Firme, reforça também a preocupação da gestão com as periferias. As lâmpadas de LED têm um raio de iluminação maior e trazem mais segurança para as comunidades e para os estudantes da Universidade Federal do Pará”, disse a secretária municipal de Saneamento, Thayta Martins, também presente na ação. 

Microdrenagem, limpeza e roçagem

Além da modernização da iluminação pública, a Prefeitura de Belém, por meio da Secretaria Municipal de Saneamento (Sesan), realizou serviços de microdrenagem em um bueiro na Avenida Perimetral. Um caminhão hidrojato foi usado para desobstruir a rede de drenagem e minimizar alagamentos na área, dentro da megaoperação “Belém Limpa”.

Trabalho segue para deixar Belém mais limpa

“Já foram feitas a limpeza de mais de 30 mil metros de rede de drenagem de águas pluviais e, também, a limpeza de mais de 2.500 caixas de poços de visita, boca de lobo e caixa de inspeção”, enumerou a secretária municipal de Saneamento. 

Cerca de 30 trabalhadores atuaram na ação que incluiu limpeza, roçagem e retirada de lixo. A limpeza segue nesta quarta-feira (29).

Para Maria Ângela Guajajara, estudante do curso de Nutrição da UFPA e, também moradora do bairro do Guamá, a ação é uma grata surpresa na Avenida Perimetral. “É a primeira vez que estou vendo uma ação da prefeitura por aqui. Nessa área sempre teve muito lixo acumulado”, comentou e reforçou a importância da participação de todos. “A população também tem que ter consciência de não jogar lixo na rua. Essa ação de limpeza é essencial, porque o acúmulo de lixo é um vetor para vários insetos”, alertou.
 

Relacionadas: