Pesquisar

Nova praça Araújo Martins será entregue em abril

A praça Araújo Martins, em São Brás, vai se tornar um espaço moderno, acessível e seguro à população, com melhorias na infraestrutura e ampliação das áreas de lazer.
Foto: Raphael Macedo
Nova praça Araújo Martins será entregue em abril
Nova praça Araújo Martins será entregue em abril

Prefeito Igor Normando visita as obras da praça Araújo Martins

Um ato simbólico na tarde desta quarta-feira, 19, marcou o início das obras de revitalização da praça Araújo Martins, em São Brás, um dos pontos históricos e de lazer de Belém. Os serviços já estão em andamento. A previsão é que a nova praça seja entregue à população em abril próximo.

No evento, o prefeito Igor Normando celebrou a primeira etapa da obra, que visa não apenas melhorar a infraestrutura, mas também devolver à população um espaço de convivência mais moderno e acessível. Ele destacou a importância de iniciativas como esta para a promoção da qualidade de vida da população. 

“Estamos dando um passo importante para resgatar a história e o valor cultural da praça Araújo Martins. Este projeto é um exemplo de como podemos unir preservação e modernidade, oferecendo à população um ambiente mais seguro, confortável e convidativo para toda a família”, afirmou o prefeito.

Além do prefeito, o ato simbólico contou com a presença de equipes da Companhia de Desenvolvimento e Administração da Área Metropolitana de Belém (Codem) e do secretário municipal adjunto de Comunicação, jornalista Mauro Neto.

A reforma da praça, que integra o Complexo de São Brás, inclui recuperação do paisagismo, instalação de novos equipamentos urbanos, como bancos e iluminação led e a criação de espaços de lazer com parque para crianças e idosos. Serão instalados ainda quiosques para vendedores e uma academia ao ar livre.

O projeto de paisagismo no espaço contempla nova arborização, com planejamento de mudas de plantas adequadas e calçamento com ciclovia, garantindo a mobilidade dos ciclistas.

“Símbolo de renovação e esperança para o futuro da cidade”

A diretora-presidente da Codem, Mariel Dacier Lobato Martin de Mello, explicou que o projeto de revitalização foi pensado para garantir a acessibilidade e, assim, devolver à população não apenas um lugar de lazer e convivência, mas um símbolo de renovação e esperança para o futuro da cidade.

“É um local que vai garantir acessibilidade, vai permitir dar mais lazer, levando em consideração que aqui tem áreas pensadas para a primeira infância para crianças e idosos. Então é um espaço público pensado realmente na população de maneira que eles possam utilizar da melhor forma possível”, disse.

Moradores celebram resgate de patrimônio

Para os moradores da área, a obra representa a recuperação de um patrimônio desgastado pelo tempo. “É uma vitória para todos nós. A praça vai ficar linda e com mais opções de lazer. Estávamos precisando de uma revitalização há anos”, afirmou Patrícia Moura, 38 anos, moradora do bairro.

A obra na praça foi garantida via convênio firmado entre a Itaipu Binacional e a Prefeitura de Belém. A revitalização do Complexo de São Brás não só trouxe mais qualidade de vida aos moradores de Belém, mas também envolveu o turismo local, atraindo visitantes que buscam contemplar o charme e conhecer a história da capital paraense.

 

Relacionadas: