A área do entorno do elevado do Entroncamento, em Belém, recebeu o plantio de 100 mudas de árvores de várias espécies em mais uma ação do projeto Cidade Verde, realizada pela Prefeitura de Belém nesta quarta-feira, 19.
Executada pela Secretaria de Meio Ambiente e Clima (Semma) a iniciativa visa não apenas embelezar a área, mas também combater o desconforto térmico causado pela ausência de árvores naquele local.Entre as espécies plantadas estão mudas de ipê rosa, pau preto, jacarandá, andirobeira e andirá roxo. Todas são apropriadas para o espaço, por proporcionar sombra e resistir a fenômenos como ventanias.
“O objetivo desse trabalho de plantio é criar um bosque para mitigar o calor que incide nessa área, e assim como no Entroncamento estamos identificando novas áreas para criar esses maciços verdes urbanos e melhorar a qualidade ambiental da nossa cidade”, diz o engenheiro agrônomo Paulo Porto, da Semma.
As ilhas de calor são fenômenos comuns em áreas urbanas com pouca ou nenhuma cobertura vegetal, onde a temperatura pode ser significativamente mais alta do que em regiões arborizadas. No Entroncamento, trabalhadores e pessoas que passam pelo local frequentemente relatam sensação de abafamento e desconforto, especialmente durante os períodos mais quentes do dia.
Raimundo Santos, que passa todos os dias na área do elevado confirma esse desconforto térmico.“Se já está quente no tempo da chuva imagina quando chegar o verão, a quentura fica muito forte. Essas árvores vão ajudar a diminuir essa quentura”, avalia.
A secretária de Meio Ambiente e Clima, Juliana Nobre, destaca que a atividade de plantio no Entroncamento faz parte de um projeto muito maior de arborização da cidade, inicialmente nos principais corredores, mas também dos bairros identificados com pouca cobertura verde. “Para o Entroncamento está previsto um projeto paisagístico de grande porte. No momento estamos buscando parcerias para executá-lo em breve”, comenta a gestora.
A equipe de técnicos da Semma está agendando novas atividades de plantio para o Entroncamento, lado direito da avenida Augusto Montenegro, entorno do elevado Daniel Berg e na avenida Padre Bruno Sechi.