Carnaval de Mosqueiro terá a volta dos trios, desfiles e blocos

Desfiles, blocos, trios elétricos e muita diversão aguardam você para um das maiores programações de carnavais da ilha
Foto: Arquivo Ag Belém / Tássia Barros
Carnaval de Mosqueiro terá a volta dos trios, desfiles e blocos
Carnaval de Mosqueiro terá a volta dos trios, desfiles e blocos

Atrás do trio elétrico: quem vai em Mosqueiro

Mosqueiro já foi conhecido por ter um dos carnavais mais animados do Pará. Nos anos 90, trios elétrics atraiam uma multidão de pessoas à ilha. Porém, nos anos seguintes, a bucólica parece ter ficado esquecida, sem atrações no período do Carnaval. Mas isso pode mudar agora, com a vasta programação anunciada pela Prefeitura de Belém para os dias de folia. Além de Belém, distritos como Icoaraci, Outeiro, Cotijuba e Mosqueiro terão programação para os dias de Momo.

Origens e tradição

O Carnaval de Mosqueiro tem raízes profundas nas tradições culturais da ilha. O evento foi se moldando com características próprias, mesclando influências das festas de rua com os elementos típicos da cultura paraense, como o boi-bumbá, o carimbó e outros ritmos locais.

Nos primeiros anos, as festividades eram simples, com blocos de rua se reunindo em torno da praça de Mosqueiro. À medida que o tempo passou, a festa foi crescendo em importância e visibilidade, atraindo turistas e ampliando a programação.

Como nos tempos áureos

Este ano, a Prefeitura de Belém investiu fortemente na valorização do Carnaval de Mosqueiro, reconhecendo a importância da festa para a cultura local e a economia da região. A administração municipal tem trabalhado para garantir que a celebração se consolide como um dos maiores e mais atrativos eventos de Carnaval do Pará.

Segundo o subprefeito de Mosqueiro, Renato Brandão, o Carnaval de 2025 promete ser uma celebração vibrante, com uma programação diversificada para toda a família. "Nosso Carnaval será de muita alegria. O prefeito Igor Normando fez questão de fazer um Carnaval diferenciado para resgatar o Carnaval raiz de Mosqueiro. As festividades ocorrerão desde sábado, com blocos, desfiles de escolas de samba, trio elétrico, carnavais de bairro e a programação será voltada para toda a família e todos os gostos", adiantou.

Desfiles de Escolas de Samba

No domingo, 2 de março, ocorrerá o Desfile Oficial do Grupo Único das Escolas de Samba de Mosqueiro, reunindo as principais agremiações locais em um espetáculo de cores e ritmos.

Blocos e Trio Elétrico

Na segunda-feira, 3 de março, a festa continua com a presença de trios elétricos e desfiles de blocos. Às 14h, a concentração será na Avenida Beira-Mar, no Caramanchão do Chapéu Virado, com o trio elétrico da Banda Xeiro Verde iniciando o percurso às 16h. Paralelamente, na Vila, os blocos desfilarão pela Rua Nossa Senhora do Ó, com concentração na Rua do Jambeiro.

O DJ Cesar Jr., fundador do bloco Recordar Mosqueiro, acredita que este ano os foliões reviverão toda a energia e alegria dos carnavais inesquecíveis da ilha. "Neste Carnaval, em nosso segundo ano de existência, o bloco Recordar Mosqueiro promete trazer  toda a alegria e nostalgia dos carnavais inesquecíveis da nossa ilha. Por isso, convido a todos a reviver o que já foi um dos melhores carnavais do Brasil. Vem recordar com a gente!"

Programação dos Blocos na Vila

Os blocos que se apresentarão na Vila são:

  • - 17h40 – Família Aragão
  • - 18h10 – Pau Cheiroso
  • - 18h40 – Os Avalcalhados
  • - 19h00 – Rabo do Macaco
  • - 19h30 – Tá Feio
  • - 19h40 – Os Karatecas na Folia
  • - 20h30 – Angel’s
  • - 21h00 – Urso na Folia
  • - 21h30 – Família Quebra Gelo
  • - 22h00 – Tio Dence
  • - 22h30 – Foliões do Clássico
  • - 23h00 – Recorda Mosqueiro
  • - 23h30 – Bonecas
  • - 00h00 – Assado
  • - 00h30 – Olha o Papo Desse Otário
  • - 01h00 – Bafo de Bode

Na terça-feira, 4 de março, a festa continua com o desfile de blocos na Vila, com concentração na Rua do Jambeiro e percurso pela Rua Nossa Senhora do Ó.

 

Relacionadas: