Rua Avertano Rocha tem sentido invertido para melhorar trânsito

Mudança é alternativa para avenida Tamandaré, que recebe obras da COP 30, e, assim, facilitar o deslocamento e acessos para as vias adjacentes da área comercial de Belém
Foto: Jader Paes
Rua Avertano Rocha tem sentido invertido para melhorar trânsito
Rua Avertano Rocha tem sentido invertido para melhorar trânsito
Rua Avertano Rocha tem sentido invertido para melhorar trânsito

Agentes de trânsito serão presentes pelos próximos dias para período de adaptação dos condutores sobre o novo sentido da via

A rua Avertano Rocha, localizada na área comercial de Belém, teve seu tráfego alterado desde esta sexta-feira (28). A medida, planejada pela Secretaria de Segurança, Ordem Pública e Mobilidade de Belém (SEGBEL), busca melhorar a circulação de veículos na região e minimizar os impactos causados pelas obras do canal da avenida Almirante Tamandaré, que atualmente opera com apenas uma faixa liberada, resultando em congestionamentos.

A mudança oferecerá uma nova alternativa para motoristas que vêm da travessa 16 de Novembro. Antes, esses condutores precisavam acessar a avenida Almirante Tamandaré para alcançar vias adjacentes. Com a alteração, poderão utilizar a rua Avertano Rocha como rota direta, evitando a necessidade de passar pela Tamandaré, o que deve reduzir significativamente o fluxo de veículos nessa área crítica.

De acordo com o diretor de Trânsito da SEGBEL, Erick Miranda, a alteração foi cuidadosamente planejada para proporcionar mais fluidez ao tráfego na região. Para isso, será implantada uma nova sinalização na via, incluindo faixas de pedestres, placas de "Pare" e outras indicações verticais destacando o novo sentido da rua.

“A inversão do sentido do trânsito na Avertano Rocha tornou-se necessária devido às obras da COP na Tamandaré. Com essa mudança, vamos redistribuir o fluxo que antes seguia para a Tamandaré, direcionando-o para outras vias, como São Francisco, São Pedro e Padre Eutíquio, melhorando a mobilidade na Avertano Rocha”, explicou Miranda.

“Quanto ao funcionamento da avenida Tamandaré, ele seguirá normalmente. O que será direcionado para a Avertano é uma parte desse fluxo, especialmente do transporte coletivo urbano, que passará a utilizar essa via como rota principal”, completou o diretor de Trânsito.

A mudança entrou em vigor nesta sexta-feira (28) e, para facilitar a adaptação dos condutores, contará com o apoio de quatro agentes de trânsito distribuídos em duas viaturas. Eles permanecerão no local por 30 dias, orientando motoristas e reforçando a sinalização da nova circulação.

Para Adalberto Lopes, morador da localidade, a inversão de sentido da via representa uma melhoria significativa na mobilidade. "Foi excelente essa mudança na Avertano Rocha. Moro na Travessa São Pedro há 30 anos e trabalho na Avertano, então acompanho de perto o fluxo de veículos por aqui. Com as obras na Tamandaré, o trânsito ficou congestionado, enquanto esta rua permanecia com pouco movimento. Trazer o fluxo para cá foi, sem dúvida, a melhor decisão. Agora, quem desce do comércio de carro ou ônibus terá uma rota mais tranquila. Além disso, trabalho com estacionamento, e o aumento do fluxo de veículos na Avertano é ótimo para o meu serviço", destacou Adalberto.

Relacionadas: