A Prefeitura de Belém concluiu, por meio da Secretaria de Zeladoria e Conservação Urbana (Sezel), o primeiro dia de limpeza do Carnaval 2025. Na área onde ocorre o Circuito Mangueirosa, os trabalhos terminaram às 5h deste domingo, 2. Segundo o coordenador de Fiscalização da Sezel, Marcos Lopes, uma vistoria realizada na manhã deste domingo (2) constatou que o Ver-o-Rio, o Porto Futuro e as ruas dos bairros do Umarizal e Reduto já estão limpas para o segundo dia de shows.
“No total, por noite, serão 120 trabalhadores para garantir a perfeita diversão dos nossos foliões”, afirmou Lopes. De acordo com os organizadores, 25 mil pessoas participaram do primeiro dia do Circuito Mangueirosa.
Durante a madrugada, foi feita a varrição completa da avenida Marechal Hermes e da rua Belém, onde ocorreu a última parte do evento, no Porto Futuro. Para a operação Mangueirosa, foram destacadas duas equipes, cada uma com 60 trabalhadores da concessionária de limpeza. A escala especial de Carnaval começa às 14h e segue até as 5h do dia seguinte. Oito fiscais da Sezel acompanham os serviços para garantir a qualidade da limpeza.

“Durante o dia, o trabalho não para, mas quem atua são as equipes regulares, responsáveis pela varrição, coleta domiciliar e recolhimento de entulho, que mantêm o local limpo. Já à noite, com o aumento do público, reforçamos o quadro de funcionários e acionamos a escala especial para o evento”, explica Lopes. Apesar do grande contingente de limpeza, é fundamental que a população colabore e evite o descarte inadequado de lixo nas ruas.
Além da equipe da Sezel, a Associação de Recicladores das Águas Lindas também atua no Mangueirosa, realizando a separação de materiais recicláveis. Ao todo, 20 recicladores participam por noite. Para auxiliar na coleta, a Diretoria de Sustentabilidade do Circuito disponibilizou 40 contêineres. Desde o primeiro ano do evento, em 2019, os organizadores mantém a parceria com recicladores visando tornar o espetáculo mais sustentável. O Departamento de Coleta Seletiva da Sezel também presta apoio aos recicladores durante os shows.
“Essa ação contribui para manter a cidade limpa e impulsiona a economia circular, gerando renda para os cooperados e garantindo um destino adequado aos resíduos. Além disso, reduz custos para os cofres públicos e melhora a qualidade ambiental e de vida”, destaca Douglas Araújo, coordenador da Sezel no evento.

Neste sábado (1º), a Sezel também atuou no distrito de Outeiro, com 30 agentes de limpeza designados para o polo de Carnaval no Pistão. A festa no local conta ainda com o apoio da Subprefeitura para a organização do evento. Já em Mosqueiro, equipes da Ciclus realizam neste domingo a limpeza das praias e arredores.