Pesquisar

Belém sedia seminário de capacitação de gestores de saúde do Pará

Encontro promovido pelo Cosems/PA reúne 144 gestores municipais para debater desafios, avanços e estratégias na gestão da saúde pública.
Foto: Tamiris Amorim/Ascom Sesma
Belém sedia seminário de capacitação de gestores de saúde do Pará
Belém sedia seminário de capacitação de gestores de saúde do Pará
Belém sedia seminário de capacitação de gestores de saúde do Pará

Gestores municipais de saúde do Pará participam de seminário promovido pelo Cosems/PA para discutir os desafios e avanços na gestão do SUS.

O Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Pará (Cosems/PA), em parceria com o Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems), a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa) e o Ministério da Saúde realizam desde a manhã desta terça-feira, 11, no hotel Sagres, em Belém, o seminário de acolhimento aos 144 gestores municipais de saúde do Estado do Pará.

O objetivo é integrar e capacitar tanto os novos quanto os gestores já em exercício, oferecendo um espaço para a troca de experiências, o alinhamento de diretrizes e o fortalecimento da gestão do Sistema Único de Saúde (SUS) no Estado.

O secretário municipal de Saúde de Belém, Rômulo Nina, participou da mesa de abertura do evento e destacou a importância da iniciativa.  “São 144 municípios com peculiaridades, cada um deles com uma epidemiologia diferente. Precisamos utilizar os instrumentos consolidados, além de contar com a orientação das pessoas mais experientes para que possamos oferecer uma gestão eficaz, que traga resultados positivos para a população”.

O seminário segue até quinta-feira, 13, e durante os três dias de evento, os participantes terão a chance de participar de palestras, mesas-redondas e debates sobre os principais desafios e estratégias para a gestão da saúde pública nos municípios paraenses. Entre os temas abordados, destacam-se os desafios da gestão municipal da saúde, os avanços e desafios da atenção primária, o resgate das coberturas vacinais e a responsabilidade fiscal na gestão dos recursos do SUS.

O seminário de acolhimento surge como uma importante oportunidade para promover a integração e o alinhamento entre os gestores municipais, especialmente considerando a renovação de quase 50% do secretariado municipal do Pará.

O evento segue com uma intensa programação, com mesas de debates sobre os mais diversos temas da saúde, como a rede de urgência e emergência no Pará, a regulação assistencial no SUS, e os impactos das mudanças climáticas na saúde das populações amazônicas. Além disso, os participantes também terão a chance de aprender sobre as inovações e avanços da saúde digital e do programa Mais Especialidades.


 

 

TAGS:

Relacionadas: