Pesquisar

Desfiles terão 780 guardas municipais na segurança

Planejamento estratégico tem foco na prevenção de ocorrências para garantir a tranquilidade dos brincantes e do público no Carnaval na Aldeia Amazônica.
Foto: Ascom GMB
Desfiles terão 780 guardas municipais na segurança
Desfiles terão 780 guardas municipais na segurança

Reunião discutiu detalhes do esquema de segurança para os ensaios técnicos e desfiles na Aldeia Amazônica, a partir desta quarta (12).

A Secretaria de Segurança, Ordem Pública e Mobilidade de Belém (Segbel), por meio da Guarda Municipal de Belém (GMB), designou 780 agentes para atuação na segurança para os desfiles do Carnaval de 2025, que ocorrerão na Aldeia Amazônica nos dias 14 e 15, 21 e 22 de março. Uma reunião, no comando da Guarda Municipal, definiu os detalhes do planejamento estratégico na tarde de segunda-feira (10). 

“Nossos agentes estarão distribuídos ao longo do percurso e aos arredores, realizando patrulhamento ostensivo e preventivo, sempre em conformidade com as diretrizes da Prefeitura de Belém. Em parceria com os agentes de trânsito da Segbel e a Defesa Civil, vamos fortalecer a segurança e prevenir ocorrências e acidentes", afirmou o subinspetor-geral da GMB, Antônio Carlos Tavares. 

O subinspetor-geral da GMB, Antônio Carlos Tavares, coordenou a reunião de planejamento de segurança do Carnaval que terá atuação integrada com as forças de segurança estaduais - Crédito: Ascom GMB

Segundo Tavares, a intenção é manter o modelo adotado no Circuito Mangueirosa e Carnaval dos distritos, com atuação integrada com as forças de segurança do estado. “Reforçamos as rondas nas ruas, bares e pontos estratégicos para que todos pudessem curtir com segurança. Agora, com o desfile das escolas de samba do grupo especial na Aldeia Amazônica, nossa missão é repetir o êxito”, acrescentou.

Apoio já nos ensaios técnicos

Além dos desfiles, 44 agentes da GMB vão reforçar a segurança nos ensaios técnicos das escolas de samba nos dias 12 e 13 de março, na Aldeia Amazônica.

Agentes de trânsito da Segbel vão realizar interdições de vias na área do desfile a partir das 18h. Serão 30 agentes de trânsito mobilizados para coordenar os bloqueios tanto nos ensaios técnicos, quanto nos desfiles das escolas de samba, para garantir a segurança dos foliões.

Áreas de interdição do trânsito

Nos ensaios técnicos desta quarta-feira (12) e quinta-feira (13), a interdição será nas travessas Dr. Enéas Pinheiro, Pirajá, Lomas Valentinas e Alferes Costa. Já nos dias 14, 15, quando ocorre o desfile das escolas do grupo especial, e 21 e 22 de março, quando desfilam as escolas de samba do 2º e 1º grupos, serão bloqueadas a avenida Dr. Freitas com Senador Lemos, Dr. Freitas com Guarupas, Dr. Freitas com Pedro Miranda, Dr. Freitas com  Marquês de Herval, Pedro Miranda com Mariz e Barros, Pedro Miranda com Angustura, Pedro Miranda com Lomas Valentinas, Lomas Valentinas com Antônio Everdosa, Pedro Miranda com Enéas Pinheiro, Pedro Miranda com Perebebuí, Pedro Miranda com Alferes Costa, Enéas Pinheiro com Marquês de Herval e Lomas Valentinas com Marquês de Herval.

Atuação da Defesa Civil

A Defesa Civil Municipal atuará com 36 agentes, entre voluntários e efetivos, distribuídos em pontos estratégicos para atender emergências e oferecer suporte aos foliões. A ação contará com a colaboração dos grupos de voluntários Anjos do Socorro e da Associação dos Bombeiros Civis (Assbombe), para ações de primeiros socorros e intervenções em situações de risco.

Relacionadas: