Pesquisar

Operação remove veículos estacionados irregularmente em Belém

Ao todo, foram 19 motocicletas e dois automóveis que estavam estacionados irregularmente em calçadas, ciclovias e ciclofaixas. Ação será recorrente, para garantir o direito de ir e vir de pedestres e ciclistas e reforçar a mobilidade urbana
Foto: Ascom/SEGBEL
Operação remove veículos estacionados irregularmente em Belém
Operação remove veículos estacionados irregularmente em Belém
Operação remove veículos estacionados irregularmente em Belém
Operação remove veículos estacionados irregularmente em Belém
Operação remove veículos estacionados irregularmente em Belém

Durante a operação 19 motocicletas foram guinchadas por estacionamento irregular.

A aplicação do direito de ir e vir dos pedestres e ciclistas, promovendo mais segurança e mobilidade no espaço urbano, foi a motivação da operação “Guardiões da Via”, na noite desta quinta-feira,20, em Belém. A ação, organizada pela Prefeitura de Belém, por meio da Secretaria de Segurança, Ordem Pública e Mobilidade de Belém (Segbel), fiscalizou vários pontos da cidade desocupando calçadas, ciclovias e ciclofaixas que estavam sendo irregularmente utilizadas como estacionamento, assim como outras infrações.

A operação teve o apoio de 8 agentes de trânsito, 10 guardas municipais e 3 guinchos, que percorreram estabelecimentos comerciais onde clientes ocupavam indevidamente os espaços públicos para estacionar. Além disso, a fiscalização se estendeu para outras áreas com ocupação irregular durante o trajeto do comboio operacional.

Durante a ação, foram removidos 17 motocicletas e dois automóveis que estavam estacionados sobre as calçadas, obstruindo o espaço destinado ao trânsito de pedestres e ciclistas. Também foram aplicadas autuações a condutores que desrespeitaram as normas de trânsito. Os veículos removidos foram encaminhados para o pátio de retenção da Segbel, e seus proprietários devem comparecer para regularizar a situação e providenciar a retirada.

De acordo com a Segbel, o principal objetivo da operação é coibir práticas que desrespeitam a legislação de trânsito e comprometem a segurança de pedestres e ciclistas. "Nosso intuito não é apenas punir, mas conscientizar a população de que calçadas, ciclovias e ciclofaixas são espaços destinados ao trânsito seguro de pessoas e bicicletas. O uso indevido desses espaços coloca todos em risco", destacou Erick Miranda, diretor de Trânsito da Segbel.

A operação também teve um caráter educativo, com agentes orientando motoristas e frequentadores dos estabelecimentos sobre as normas de trânsito e a importância de respeitar os espaços públicos. "Embora algumas pessoas questionem a ação, ela é necessária, pois essas infrações existem e precisam ser coibidas", completou Erick Miranda.

A Segbel reforça que a operação "Guardiões da Via" será realizada de forma regular, com o objetivo de garantir o cumprimento das normas de trânsito e assegurar que os espaços públicos sejam respeitados, tornando a cidade mais acessível e segura para todos. "A operação será recorrente, pois precisamos estar presentes para combater práticas que prejudicam o ordenamento público e, principalmente, a segurança de pedestres e ciclistas", concluiu Luciano de Oliveira, titular da Segbel.

Relacionadas: