Pesquisar

Outeiro celebra 132 anos com ação de saúde e o carinho do Zé Gotinha

A festa em Outeiro, nesta segunda-feira (14), teve como grande destaque a presença do carismático Zé Gotinha, que trouxe alegria e descontração ao momento da vacinação. A ação, parte do programa Belém pra Todos, ofereceu à população diversos serviços de saúde.
Foto: Tamiris Amorim/Ascom Sesma
Outeiro celebra 132 anos com ação de saúde e o carinho do Zé Gotinha
Outeiro celebra 132 anos com ação de saúde e o carinho do Zé Gotinha
Outeiro celebra 132 anos com ação de saúde e o carinho do Zé Gotinha

Com o sorriso contagiante de Zé Gotinha e sua turma, a festa de 132 anos de Outeiro ficou ainda mais especial! A alegria tomou conta do distrito, e a vacinação também foi motivo de celebração.

O brilho nos olhos das crianças deu o tom da festa no distrito de Outeiro, nesta segunda-feira (14), que comemotrou 132 anos. Um dos grandes destaques da programação foi a presença do carismático personagem Zé Gotinha, que encantou o público infantil e trouxe ainda mais leveza ao momento da vacinação. Veja imagens da mega ação dos 132 anos de Outeiro na nossa galeria

A ação fez parte da terceira edição do programa Belém pra Todos, promovido pela Prefeitura de Belém, em parceria com o Governo do Estado. Realizada no estacionamento do Pistão de Outeiro, a iniciativa reuniu centenas de moradores, que puderam acessar gratuitamente diversos serviços de saúde e cidadania, no horário de 8h às 12h.

Entre pulos, sorrisos e muitas fotos, o momento da vacinação se tornou divertido. Ana Beatriz, de 9 anos, recebeu a vacina contra o HPV, enquanto o irmão, Carlos Heitor, de 5 anos, tomou as doses contra a febre amarela, difteria, tétano e coqueluche, tudo sob o olhar atento do personagem Zé Gotinha. “Eu achei essa ação muito boa. As crianças vieram super animadas e a presença do Zé Gotinha atrai eles pra cá. Os meninos nem choram”, contou a mãe, Camila Tenório, de 27 anos, satisfeita com a experiência.

Mesmo em plena segunda-feira, a adesão da população foi expressiva, mostrando o compromisso da comunidade com a saúde. - Crédito: Tamiris Amorim/Ascom Sesma

Outros serviços ofertados

Além das vacinas de rotina, a Sesma disponibilizou imunizantes contra a covid-19, influenza, tríplice viral, febre amarela e DTP, garantindo a atualização da caderneta de vacinação dos moradores. A ação também ofereceu atendimentos de enfermagem, como aferição de pressão arterial, verificação de glicemia e a entrega de kits de prevenção, contendo preservativos masculinos e femininos, gel lubrificante e autoteste de HIV, com o objetivo de promover a saúde e a conscientização sobre práticas seguras. A Fundação Hemopa se juntou à iniciativa, oferecendo serviços de tipagem sanguínea e realizando o cadastro de novos doadores de medula óssea, ampliando a rede de solidariedade e cuidado com a população local.

A parceria com a Hemopa garantiu que muitas pessoas realizassem o teste de tipagem sanguínea. - Crédito: Tamiris Amorim/Ascom Sesma

A iniciativa atendeu moradores de todas as idades. A professora Lilian Caldas, de 53 anos, aproveitou para fazer a tipagem sanguínea. Já o aposentado Luiz Carlos Marques, morador do distrito desde 1999, atualizou a caderneta de vacinação. “Foi uma maravilha. Atendimento excelente e super rápido. Tomei as vacinas contra Influenza e antitetânica. Achei ótimo”, avaliou.

A professora Lilian Caldas, de 53 anos, aproveitou para fazer sua tipagem sanguínea. - Crédito: Tamiris Amorim/Ascom Sesma
O aposentado Luiz Carlos Marques, morador do distrito de Outeiro desde 1999, atualizou a caderneta de vacinação. -

A dona de casa Maria Luiza Dias, de 49 anos, também elogiou a ação. Ela aproveitou para aferir a pressão e glicemia e ainda garantiu serviços de embelezamento, como corte de cabelo e design de sobrancelhas. “Achei legal demais, tudo muito acessível, muitos serviços para a gente. Nunca tinha visto uma ação assim”, celebrou.

Maria Luiza Dias aproveitou a ação para cuidar da saúde e garantir um visual novo! -

Já a pequena Amanda Vitória Costa, de 11 anos, conseguiu emitir a Carteira de Identificação da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista (Ciptea) após realizar tipagem sanguínea no próprio local. “Foi muito rápido, conseguimos fazer logo aqui mesmo, sem precisar ir até Belém. Gostei muito da ação”, contou a mãe, Marilda Costa.

Mesmo em plena segunda-feira, a adesão da população foi expressiva, refletindo o sentimento de pertencimento e o fortalecimento dos laços comunitários. O prefeito de Belém, Igor Normando, que participou da celebração, destacou o empenho coletivo na realização do evento. “Este é um dos maiores aniversários que Outeiro já teve. São mais de 16 secretarias integradas, levando diversos serviços totalmente gratuitos para a população. E não vamos parar por aqui, temos muito a fazer pela Ilha de Outeiro”, declarou.
 

Relacionadas: