Icoaraci ganhou, nesta quinta-feira, 24, um novo marco para a educação pública. A maior e mais moderna escola do distrito foi entregue à população com uma proposta pedagógica inédita no Pará: ensino integral e bilíngue em português e espanhol desde a pré-escola. A nova Escola Estadual de Ensino Integral Bilíngue Mestra Idalina Rodrigues Pereira representa um avanço histórico para os moradores, fruto de uma parceria entre o governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Educação (Seduc) e a Prefeitura de Belém, por meio da Secretaria Municipal de Educação, Ciência e Tecnologia (Semec).
Com capacidade para atender até 700 estudantes da pré-escola ao ensino médio, a nova unidade une inovação pedagógica, educação bilíngue desde os primeiros anos escolares e integração com a Educação Profissional e Tecnológica. O prédio está localizado no espaço onde antes funcionava a tradicional Escola Madre Celeste e foi completamente reconstruído e requalificado com investimento de R$ 10,8 milhões.
Após inaugurar a escola, o prefeito de Belém, Igor Normando, e o governador do Pará, Helder Barbalho, caminharam juntos pelas dependências da unidade, visitando cada sala e espaço reformado. A nova estrutura inclui laboratório multidisciplinar, biblioteca, quadras, refeitório e espaços acessíveis, além da sinalização bilíngue em português e espanhol.
Prefeitura na gestão pedagógica da educação infantil e das primeiras séries do ensino fundamental
A Prefeitura de Belém tem papel central nessa entrega, especialmente na organização do plano pedagógico e da gestão escolar. Segundo Beatriz Morrone, secretária executiva pedagógica da Semec, a responsabilidade pelas matrículas da educação infantil e dos anos iniciais do ensino fundamental será da rede municipal. Já os anos finais e o ensino médio ficam a cargo da Seduc. “Essa gestão compartilhada fortalece a rede pública como um todo, garantindo uma trajetória escolar contínua e de qualidade”, afirmou.
Prefeito e governador celebram parceria
Durante a solenidade, o prefeito Igor Normando destacou a importância do ambiente escolar na vida das crianças e jovens. “A escola é um local de aprendizado, mas sobretudo de formação. Eu sou um entusiasta na educação para além do muro da escola. O que a gente aprende aqui a gente leva pra vida toda”, afirmou Normando sobre a inauguração da primeira escola bilíngue do Pará.
O prefeito também reforçou as obras estruturantes que estão em andamento no distrito. “Nós vamos inaugurar juntos, governador, aqui em Icoaraci, a Usina da Paz, que vai ser o maior equipamento de inclusão e cidadania aqui de Icoaraci, e vamos inaugurar a próxima ponte que vai ligar Outeiro e Icoaraci, garantindo mais mobilidade e geração de emprego. Além disso, estamos fazendo a reforma do posto de saúde, que vai se tornar o Postão da Saúde, com mais médicos, mais remédios e mais atendimento para a população". O prefeito completou: “Eu tenho certeza que vamos garantir mais conquistas para a população de Icoaraci e da nossa cidade”.
O governador Helder Barbalho ressaltou o simbolismo da transformação do espaço. “Poder transformar uma escola privada em uma escola pública de qualidade é a demonstração de respeito, carinho, atenção, da valorização e da prioridade que nós temos pela educação. Eu festejo esse momento, a comunidade de Icoaraci e a oportunidade de nós podermos fazer com que esta escola continue sendo uma referência para a educação. Mas agora passa a ser uma escola pública a favor da educação de qualidade para as nossas crianças e jovens".
Além da escola, o novo espaço abriga a segunda unidade do Centro de Inovação e Sustentabilidade da Educação Básica (Ciseb). A estrutura, com mais de 4 mil metros quadrados de área construída, reúne 23 salas de aula, auditório, biblioteca, quadras, laboratório, sala de atendimento especializado e sala do grêmio estudantil, reforçando a proposta de ensino bilíngue dentro e fora da sala de aula.
População comemora conquista na educação do distrito
O evento também foi marcado por emoção. A estudante do 7º ano Rosa Beatriz dos Santos leu uma carta de agradecimento em nome da comunidade escolar, destacando o impacto da nova escola para os alunos da Vila Sorriso.
O nome da escola também foi oficializado durante a cerimônia, em homenagem à ceramista Mestra Idalina Rodrigues Pereira, figura histórica da cultura do Paracuri I, falecida há um mês, aos 91 anos.
A dona de casa Letícia Pereira, mãe de Valentina, de 2 anos, destacou: “Sinto-me segura e tranquila de deixar minha filha numa escola tão bem estruturada”.
Já Sueny Souza, mãe do aluno Luis Davi, 11 anos, comemorou: “É uma escola que pode garantir o futuro dele. Extremamente importante para a nossa comunidade”.