Um cachorro em situação de maus-tratos foi resgatado no bairro do Castanheira, em Belém, nesta terça-feira (29), durante uma operação conjunta da Polícia Civil, Prefeitura de Belém e Secretaria de Proteção e Defesa Animal (Sepda) com apoio de outras autoridades. O trabalho integras as ações do Abril Laranja, mês dedicado à conscientização e combate à violência contra animais.
O resgate ocorreu após análise de cerca de 900 denúncias recebidas por canais oficiais dos órgãos de segurança, como o Disque Denúncia (181). Na casa, a equipe flagrou um cenário de negligência e sofrimento animal. O cachorro estava preso a uma corrente debaixo de um telhado, isolado em um espaço minúsculo e sem acesso à água ou comida. Ele estava faminto e com sinais evidentes de desnutrição. No fundo do quintal, foram encontrados mais dois cães amarrados em condições igualmente precárias.
Segundo os agentes, o cão resgatado apresentava sinais de desespero a procura de restos de comida no chão, enquanto era retirado da residência. Ele foi encaminhado, de imediato, ao Hospital Veterinário Municipal Dr. Vahia, onde recebeu os primeiros atendimentos. Após estabilização do quadro de saúde, o animal será transferido para o Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) para tratamento e posterior inclusão em programa de adoção.
A tutora responsável foi autuada pelo crime de maus-tratos e será ouvida na Divisão Especializada em Meio Ambiente e Proteção Animal (DEMAPA), que conduz as investigações do caso.
A secretária de Proteção e Defesa Animal, Eliana Uchôa, destacou a relevância da ação. “Operações como essa são essenciais. O animal resgatado hoje, está em um estado lamentável, desidratado e anêmico, o que é inadmissível. Um animal de rua, muitas vezes, está em melhor estado, o que evidencia a crueldade humana. Essas ações não apenas salvam vidas, mas também servem como alerta e inibem novos casos de maus-tratos”, afirmou.
Desde o início do ano, a atual gestão municipal tem adotado uma série de medidas em defesa da causa animal. Entre elas, a sanção da Lei nº 10.126, que garante alimentação e água para animais em situação de rua, e a ampliação do Programa Belém Animal, que reestrutura o atendimento veterinário municipal. A prefeitura também enviou à Câmara Municipal de Belém um projeto de lei que propõe a duplicação da multa para crimes de maus-tratos e anunciou a criação do Batalhão Ambiental da Guarda Municipal de Belém.