Pesquisar

Crianças aprendem sobre trânsito com atividades de conscientização

Ação da Segbel leva educação lúdica e serviços à comunidade escolar no bairro do Guamá, como parte da programação do mês que enfatiza a conscientização e segurança no trânsito.
Foto: Ascom/SEGBEL
Crianças aprendem sobre trânsito com atividades de conscientização
Crianças aprendem sobre trânsito com atividades de conscientização
Crianças aprendem sobre trânsito com atividades de conscientização
Crianças aprendem sobre trânsito com atividades de conscientização
Crianças aprendem sobre trânsito com atividades de conscientização

Por meio de jogos educativos, crianças da escola aprendem sobre a segurança no trânsito.

O pequeno Paulo Sérgio sabe da importância das regras de trânsito para quando tiver seu automóvel. - Crédito: Ascom/SEGBEL

O pequeno Paulo Sérgio, de 9 anos, sonha em, quando adulto, ter seu próprio automóvel para passear com a família. Mas mesmo com a pouca idade ele já demonstra responsabilidade e consciência sobre a importância da segurança no trânsito. “Tem que parar na faixa e olhar para os dois lados antes de atravessar”, afirma com convicção.

Foi com esse senso de responsabilidade em formação que Paulo e seus colegas da Escola Municipal de Educação Infantil e Ensino Fundamental Edson Luiz, no bairro do Guamá, participaram de uma manhã especial e repleta de aprendizado nesta sexta-feira,16. 

Por meio de jogos educativos, crianças da escola aprendem sobre a segurança no trânsito. - Crédito: Ascom/SEGBEL

A campanha Maio Amarelo, promovida pela Secretaria Municipal de Segurança, Ordem Pública e Mobilidade (Segbel), chegou à escola com atividades educativas, lúdicas e cheias de cor. A equipe de Educação de Trânsito levou jogos, dinâmicas, uma minicidade cenográfica e rodas de conversa para ensinar às crianças — e também aos professores — que atitudes seguras no trânsito podem salvar vidas. Entre os temas abordados estavam a travessia segura na faixa de pedestres, o uso correto da bicicleta, o respeito à sinalização e, principalmente, a importância de compartilhar esses conhecimentos com a família.

Os alunos demonstraram grande interesse e participação. Com olhos atentos e muitas perguntas, encerraram a atividade com a certeza de que, para mudar o trânsito, é preciso atitude. “Aprendi que mesmo sem estar dirigindo, a gente precisa prestar atenção quando estiver andando. Se for atravessar a rua, tem que ser na faixa ou quando o sinal estiver fechado, pra não ser atropelada”, explicou Larissa Lima, também de 9 anos.

A dona de casa Maria de Paula, 44, acompanhou a ação e destacou a relevância do aprendizado para o futuro do filho. “Meu marido anda de moto e sempre leva nosso filho. Como criança aprende rápido, tenho certeza de que ele vai alertar o pai se fizer algo errado. Mas o mais importante é que, quando crescer, ele vai lembrar desses ensinamentos e vai dirigir com responsabilidade.”

Agente educadora Karime Rodrigues ressalta que as crianças precisam ser educadas desde cedo sobre segurança no trânsito. - Crédito: Ascom/SEGBEL

Segundo Karime Rodrigues, agente educadora da Segbel, o impacto das ações educativas nas escolas vai muito além da sala de aula. “Eles são multiplicadores.Quando uma criança chama a atenção dos pais sobre um comportamento errado no trânsito, isso faz toda a diferença. E elas aprendem de forma divertida, com brincadeiras e muita participação, como fizemos aqui hoje.”

Além das oficinas educativas, a Coordenadoria de Atendimento ao Usuário (Coau), da Segbel, ofereceu atendimento à comunidade, com a distribuição de 70 senhas para emissão de benefícios como Passe Fácil Estudantil, Sênior e Especial, além de credenciais de estacionamento para pessoas idosas e com deficiência.

A ação também teve o apoio da Secretaria Municipal de Saúde (Sesma), que integrou à programação atividades do Maio Laranja - campanha nacional de combate ao abuso e à exploração sexual de crianças e adolescentes.

Relacionadas: