Pesquisar

Viradão da Saúde atende dezenas de pessoas em ação na Cabanagem

Moradores esperavam há anos por consultas especializadas e conseguiram atendimento em mais uma edição do Viradão da Saúde, promovido pela Prefeitura de Belém
Foto: Tamiris Amorim/Ascom Sesma
Viradão da Saúde atende dezenas de pessoas em ação na Cabanagem
Viradão da Saúde atende dezenas de pessoas em ação na Cabanagem

Além das consultas, pacientes puderam contar com exames e encaminhamentos para serviços especializados necessários ao tratamento

A dor no abdômen, que há dois anos limita a vida de Kawanny Mikaely Lima, de 47 anos, parecia não ter fim. “Não consigo mais andar de bicicleta, dançar quadrilha, dói a perna. Trabalho como cabeleireira, mas a dificuldade de ficar em pé atrapalha até no meu serviço. Só continuo porque a necessidade exige”, conta ela, emocionada após finalmente passar por avaliação com cirurgião geral, no Viradão da Saúde, promovido pela Prefeitura de Belém na noite desta sexta-feira (30), na Usina da Paz da Cabanagem.

Assim como Kawanny, centenas de pessoas aguardavam há meses — em alguns casos, há anos — por uma oportunidade de atendimento com especialistas da rede municipal de saúde. A dona de casa Cirlene Souza, de 36 anos, era uma delas. “Desde 2023 eu ia direto na unidade de saúde saber se já tinha chegado minha vez. A resposta era sempre a mesma: ‘segue na fila’. Quando recebi a mensagem dizendo que eu tinha consulta marcada, nem acreditei. Ainda bem que consegui!”, relatou, aliviada.

Kawanny Mikaely Lima, 47 anos, foi atendida por um cirurgião geral durante o Viradão da Saúde e voltou a ter esperança de retomar sua rotina com mais qualidade de vida -

Com o mutirão de consultas especializadas, a Usina da Paz da Cabanagem se transformou em ponto de alívio e acolhimento na 5ª edição do Viradão da Saúde, promovida pela Prefeitura de Belém, por meio da Secretaria Municipal de Saúde de Belém (Sesma), com o apoio do Governo do Estado. Foram ofertadas mais de 300 consultas nas especialidades de Cirurgia Geral, Oftalmologia, Ortopedia, Otorrinolaringologia, Dermatologia e Urologia, com encaminhamentos para exames laboratoriais e de imagem, quando necessário.

A paciente Kátia Maria Alves aguardava, há quatro anos, por uma consulta com otorrinolaringologista. “Essa espera foi muito cansativa. Várias vezes a consulta foi marcada e cancelada. Hoje, finalmente, saio com o atendimento realizado e posso dar andamento à cirurgia de desvio de septo e retirada de pólipos nasais”, celebrou.

Esperas de meses e até anos por consultas com médicos especialistas tiveram fim no Viradão da Saúde, que já reduziu em até 50% as fila por consultas em algumas especialidades em Belém - Crédito: Tamiris Amorim/Ascom Sesma

Além de atender pacientes individuais, a ação acolheu famílias inteiras que lutam pelo direito à saúde. Marlice Rocha, de 38 anos, levou a filha Suane Cristina, de 16 anos, diagnosticada com Transtorno do Espectro Autista (TEA), para consulta com otorrino, e também acompanhou a tia, Itacelma Barbosa, na consulta com dermatologista.

Marlice Rocha, 38 anos, ao lado da filha Suane Cristina, 16, e da tia Itacelma Barbosa, celebra o atendimento humanizado recebido durante o Viradão da Saúde -

“Minha filha foi muito bem acolhida. Os médicos ouviram meus relatos, analisaram os exames e já encaminharam o tratamento necessário. Estou muito satisfeita”, afirmou. Já a tia destacou: “O atendimento tá sendo maravilhoso. O melhor de tudo é ver que essa longa espera por uma consulta finalmente tá chegando ao fim”, celebrou Marlice.

Para o secretário municipal de saúde, Rômulo Nina, a ação é uma demonstração concreta de compromisso com a população. “Com o apoio dos nossos parceiros e do Governo do Estado, estamos diminuindo as filas de espera nas especialidades que a comunidade mais precisa. É gratificante ver mais de 300 pessoas recebendo atendimento e diagnóstico em uma única noite”, disse.

Viradão da Saúde: um mutirão que transforma vidas

O Viradão da Saúde é uma estratégia permanente da Prefeitura de Belém que, todos os meses, chega a diferentes regiões do município para agilizar o acesso da população às especialidades médicas. A ação é realizada por meio de mutirões em horários alternativos e locais estratégicos, facilitando o atendimento de quem mais precisa.

Esta foi a quinta edição do Viradão, que já passou pela Usina da Paz do Bengui, pelo distrito de Icoaraci, pela UBS do Tapanã e pelo distrito de Outeiro, beneficiando mais de 1.500 pessoas até o momento.

A iniciativa já proporcionou a redução de até 50% nas filas de espera em algumas especialidades, comprovando que, com planejamento, sensibilidade e escuta ativa das necessidades da população, é possível fortalecer uma rede de saúde pública mais humana, resolutiva e acessível.

Relacionadas: