Pesquisar

Comunidade do Barreiro recebe nova Escola Iza Cunha

Reforma garantiu revitalização completa do prédio, ampliação da estrutura, parquinho infantil, biblioteca, adaptação dos banheiros e acessibilidade
Foto: Wagner Filmes
Comunidade do Barreiro recebe nova Escola Iza Cunha
Comunidade do Barreiro recebe nova Escola Iza Cunha
Comunidade do Barreiro recebe nova Escola Iza Cunha
Comunidade do Barreiro recebe nova Escola Iza Cunha
Comunidade do Barreiro recebe nova Escola Iza Cunha

Nova estrutura, climatização e acessibilidade conquistaram alunos que fizeram questão de estrear cada espaço da escola

A Prefeitura de Belém entregou nesta sexta (6), a nova estrutura da Escola Municipal Iza Cunha, localizada no bairro do Barreiro. A unidade, que atende a Educação Infantil, não passava por reformas desde quando foi inaugurada, em 2004, e apresentava estrutura parcialmente comprometida. Agora, além de ampliado, o prédio dispõe de acessibilidade, salas climatizadas, parquinho infantil e brinquedoteca.

Além dos 125 alunos atendidos na escola, professores, servidores e a comunidade escolar foram diretamente beneficiados com a obra. Segundo o secretário municipal de Educação, Ciência e Tecnologia (Semec), Patrick Tranjan, a unidade recebeu intervenções e, agora, tem de fato, padrão escolar. “Foram feitas algumas adequações no projeto para contemplar algumas questões que a escola precisava e a gente passou a fazer um monitoramento do andamento dessa obra. Então, hoje é uma obra que tem toda uma estrutura que propicia uma educação de qualidade”, afirmou.

Unidade fica no bairro do Barreiro e recebeu a reforma 20 anos após ser inaugurada - Crédito: Wagner Filmes

Mais conforto e dignidade 

Antes da reforma, a estrutura física da escola Iza Cunha estava deteriorada com telhas quebradas, goteiras em todos os cômodos, rachaduras nas paredes, lajotas soltas e quebradas, divisórias infestadas de cupins, base da caixa d’água com estrutura corroída pelos cupins e com risco de cair, além de salas de aula quentes com ventiladores insuficientes.

Para a diretora da escola, Josiane Soares, o sentimento agora é de gratidão, pois a comunidade escolar passou por muitas dificuldades. “Nossas crianças eram atendidas de forma insalubre, porque o prédio não apresentava uma boa estrutura, tanto a parte do telhado, como do piso, da parede... E agora, graças a Deus, nós temos um prédio novo, com os espaços perfeitos para elas. Temos parquinho, salas climatizadas que vão ajudar no aprendizado e para o momento de descanso, porque eles não conseguiam nem dormir devido ao calor e por ser abafado. Agora com certeza vai ser um espaço mais acolhedor, de conforto para as nossas crianças. Porque é isso que elas merecem”, comemora.

Alunos agora contam com estrutura de aprendizado, descanso e lazer na nova escola -

A assistente escolar Heloísa Garcia também destacou as melhorias que a escola recebeu. “A Iza Cunha mudou 100%. A escola dava uma condição precária para as crianças. Hoje nós temos salas climatizadas, um piso novo, teto novo, cadeiras novas. Foi tudo reformado e se passaram mais de 20 anos para isso”, afirmou Heloísa.

Adalene Cordeiro, mãe do aluno João Miguel, de 3 anos, que está chegando agora na escola, e do Bryan, que já estudou na escola, gostou do novo espaço. “Tá lindo, né? Tá bem espaçoso. E agora tem mais espaço pras crianças, eu gostei muito”.

A Raila Moraes, mãe do aluno Enthony Moisés da Silva, de 6 anos, também frisou que a escola estava em situação precária e celebrou a reinauguração. “Do jeito que está agora, as crianças vão ficar mais animadas ainda para virem para a escola, porque tem várias coisas novas, brinquedos novos, e a estrutura também da escola está perfeita”, afirmou.

O prefeito Igor Normando ressaltou o trabalho para assegurar um ambiente seguro e adequado para alunos e trabalhadores da escola. “Estamos fazendo aqui com que o estudante possa ter na escola um lugar de acolhimento, que os professores que lecionam e os colaboradores que ajudam no dia a dia da escola possam ter orgulho do local em que trabalham. E nossa intenção é que isso se multiplique pelos quatro cantos da nossa cidade. A educação é uma prioridade. A gente quer melhorar não só a qualidade do ensino, mas a estrutura física das escolas”, declarou o prefeito, que também anunciou mais reformas, entre elas a da Escola Municipal Inês Maroja, também no Barreiro.

Relacionadas: