Pesquisar

Belém lança aplicativo para pagar passagem de ônibus no PIX

O VAI - Passe Fácil funcionará para todas as linhas urbanas da capital, promovendo mais praticidade aos usuários do transporte público
Foto: Liliane Moreira
Belém lança aplicativo para pagar passagem de ônibus no PIX
Belém lança aplicativo para pagar passagem de ônibus no PIX
Belém lança aplicativo para pagar passagem de ônibus no PIX

Basta aproximar o celular com o QR Code e passar

A Prefeitura de Belém, o Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros de Belém (Setransbel) e o Governo do Pará lançaram, nesta quarta-feira (11), o VAI - Passe Fácil, um aplicativo exclusivo para o pagamento da tarifa dos ônibus que circulam em Belém e na Região Metropolitana

O anúncio foi feito na tarde desta quarta-feira (11), pelo prefeito de Belém, Igor Normando, pelo governador Helder Barbalho e pelo representante do Setransbel, Paulo Gomes. A modernização vai beneficiar cerca de 3 milhões de usuários do transporte público de Belém e Região Metropolitana, representando mais um avanço histórico na modernização da mobilidade urbana da capital, com a garantia de mais praticidade, agilidade e segurança para quem faz uso diário dos coletivos.

"Hoje é o momento de se comemorar. É a primeira vez que Belém conta com um sistema moderno de pagamento no transporte público. Essa entrega faz parte do pacote de modernização que a Prefeitura de Belém, em conjunto com o Governo do Pará e o Setransbel, está implementando nos veículos. Nós estamos tendo avanços significativos para a mobilidade urbana e essa modernização representa mais um passo na garantia de um transporte digno para a nossa cidade", enfatizou o prefeito Igor Normando.

O aplicativo foi lançado nesta quarta-feira, 11, pela Prefeitura de Belém, Setransbel e Governo do Estado. - Crédito: Liliane Moreira

O aplicativo VAI - Passe Fácil já está disponível para ser instalado em celulares Android e iOS e será utilizado exclusivamente para o pagamento da passagem (clique aqui e saiba mais). O passageiro pode fazer uma recarga no aplicativo usando apenas a função “copia e cola” do Pix. Após o pagamento, o saldo é disponibilizado no app em menos de um minuto, permitindo que seja gerado um QR Code para embarque imediato. O código é escaneado pelo validador de tecnologia “Autopass”, disponível em todos os 1.100 ônibus da frota motorizada que circula no município.

"Depois de muitos anos nós estamos tendo avanços significativos para a mobilidade urbana no município de Belém. Isso representa mais um avanço na garantia de um transporte digno para a nossa cidade. É o momento de celebrar a modernização que chega para a população a partir de agora", afirmou o governador Helder Barbalho.

O novo aplicativo promete praticidade e agilidade no embarque para o passageiro. - Crédito: Leandro Neves

Além de facilitar o pagamento para quem não usa o cartão Passe Fácil ou não carrega dinheiro em espécie, o sistema digital contribui para a segurança dentro dos coletivos ao reduzir o volume de dinheiro circulando — o que também impacta na diminuição de ocorrências de assaltos.

Em caso de dúvidas ou dificuldades, um canal de atendimento foi disponibilizado e pode ser acessado diretamente pelo aplicativo VAI - Passe Fácil, que redireciona para um atendimento via WhatsApp.

A capital paraense segue a tendência já adotada em grandes cidades brasileiras como São Paulo, Rio de Janeiro, Fortaleza, Curitiba e Brasília, que também digitalizaram o sistema de pagamento da tarifa. A Prefeitura de Belém, o Governo do Estado e o Setransbel destacam que essa é mais uma iniciativa para tornar o transporte público mais eficiente, seguro e alinhado aos padrões tecnológicos atuais.

"Esse aplicativo só foi possível por conta da parceria com o Governo do Estado e a Prefeitura de Belém. O dia de hoje é fruto de grandes investimentos históricos. Nunca se teve tanto investimento junto com o transporte público de Belém. Depois dos ônibus, os Geladões, agora temos os validadores modernos que fazem a leitura do aplicativo. Validador moderno e totalmente digital", disse o presidente do Setransbel, Paulo Gomes.

A motorista Teresa Cardosa comemora a agilidade no embarque que o aplicativo vai possibilitar. - Crédito: Leandro Neves

Sem confusão com o troco — Teresa Cardoso, 57 anos, trabalha como motorista na linha Satélite-UFPA há mais de 15 anos. A trabalhadora defende que o aplicativo vai agilizar o embarque dos passageiros e diminuir a confusão pelo troco.

"Qualquer mudança que venha para facilitar a vida do passageiro e organizar o transporte é bem-vinda. Esse aplicativo é uma novidade que vai ajudar bastante. O pessoal entra no ônibus, já encosta o celular e pronto. É rápido e prático. Para nós motoristas, o bom é que agiliza o embarque e diminui confusão com o troco ou dinheiro faltando. Eu torço para que continuem investindo em tecnologia, mas também ouvindo quem tá na rua todo dia, como a gente. Só assim o transporte melhora de verdade".

CLIQUE AQUI E TIRE TODAS AS SUAS DÚVIDAS SOBRE O VAI PASSE FÁCIL

Veja mais:

Relacionadas: