Pesquisar

Arraial do Pavulagem anuncia calendário para o Círio, COP 30 e Cordão do Galo

Com patrocínio máster da Petrobras, estão confirmadas as próximas três atividades do Instituto Arraial do Pavulagem: Arrastão do Círio, Cordão do Peixe-Boi (que retorna após sua última realização, em 2013) e Cordão do Galo.
Foto: Divulgação
Arraial do Pavulagem anuncia calendário para o Círio, COP 30 e Cordão do Galo

Arrastão do Círio: inscrições iniciam em 30/08 e são exclusivas para integrantes do Batalhão da Estrela que participaram de pelo menos um arrastão do Arraial do Pavulagem em 2023, 2024 ou 2025. Os inscritos também precisam participar do Cordão do Peixe-Boi. O show de lançamento será em 05/09 (Dia da Amazônia), no Blvd. da Gastronomia.

Cordão do Peixe-Boi: atividade ocorre durante a COP30 e está de volta ao calendário do Arraial do Pavulagem. O fio condutor da festa é a educação ambiental, trabalhada através de elementos da cultura amazônica para todos os públicos, especialmente o infanto-juvenil.

Cordão do Galo: acontece entre dezembro de 2025 e janeiro de 2026, em Cachoeira do Arari (Marajó/PA). Reúne oficinas, ações solidárias e cortejo cultural dentro da Festividade de São Sebastião, reconhecida como Patrimônio Cultural Imaterial do Brasil.

O Instituto Arraial do Pavulagem anuncia suas atividades para os próximos meses, em um momento histórico marcado por conquistas e novidades. O patrocínio máster da Petrobras garante a realização de três importantes manifestações: o Arrastão do Círio, o retorno do Cordão do Peixe-Boi após mais de uma década e o tradicional Cordão do Galo, realizado em Cachoeira do Arari (Ilha do Marajó/PA).

As ações chegam em um período especial para Belém, que se prepara para a COP30, reforçando o papel da cultura popular amazônica como linguagem potente de encontro, educação e celebração coletiva.

O projeto "Arrastão do Pavulagem – Cultura da Amazônia na COP-30 e além" tem patrocínio máster da Petrobras por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, com realização do Instituto Arraial do Pavulagem, Ministério da Cultura e Governo Federal – União e Reconstrução, e apoio do Governo do Estado do Pará, Prefeitura de Belém, Point do Açaí, Sesc (PA), Ferryboat Amazonas e Cooperativa dos Catadores de Materiais Recicláveis (Concaves). O projeto, que contempla o Arrastão do Círio, o Cordão do Peixe-Boi e o Cordão do Galo, foi selecionado entre os 140 projetos da Chamada Petrobras Cultural Novos Eixos em 2024, entre mais de 8 mil inscritos.

Júnior Soares, músico e cofundador do Arraial do Pavulagem, afirma que “é uma conquista grandiosa ter uma empresa do porte da Petrobras como parceira na execução desse projeto tão significativo e a consolidação de parcerias importantes que demonstram o reconhecimento ao legado que estamos construindo para a cultura brasileira, do norte. Vai ser muito bom celebrar a cultura feita nas ruas, com tranquilidade para oferecer, de forma gratuita, as três brincadeiras de rua - Arrastão do Círio, Cordão do Peixe-Boi e Cordão do Galo - e a expectativa é muito boa. Isso nos permite entregar para o povo de Belém e do Marajó, para quem vem nos visitar e para nosso público em geral um trabalho de qualidade, cheio de bons momentos que todo mundo merece”, diz.

ARRASTÃO DO CÍRIO

A 23ª edição do Arrastão do Círio se aproxima com novidades. As inscrições para a formação do Batalhão da Estrela iniciam no dia 30 de agosto, em formato on-line, exclusivamente para integrantes do Batalhão da Estrela, que participaram de pelo menos um arrastão do Arraial do Pavulagem nos anos de 2023, 2024 ou 2025. Um ponto importante é que todos os inscritos também deverão estar presentes no Cordão do Peixe-Boi, fortalecendo a integração entre as atividades do Instituto.

As inscrições acontecem pelos links divulgados no perfil oficial, nos dias 30/08 (Pernalta e Pernaltinha), 31/08 (Dança e Animação) e 01/09 (Percussão), sempre às 19h. Em 05/09, haverá inscrição presencial na sede do Instituto, no Boulevard da Gastronomia, para idosos e pessoas com deficiência.

As confirmações de inscrições acontecem nos dias 06/09 e 07/09, sempre das 15h às 20h, na sede do Instituto Arraial do Pavulagem, localizada no Boulevard da Gastronomia. No dia 06/09, serão atendidos os grupos de Pernalta, Pernaltinha e Animação, e no dia 07/09, os de Dança e Percussão. 

Participantes inscritos no CAD Único precisarão passar por entrevista social, para conhecimento da realidade e acompanhamento das famílias e/ou indivíduos, visando favorecer o acesso a direitos e serviços. As entrevistas serão realizadas no período de 8 a 12/09, das 15h às 21h; no dia 13/09, das 15h às 18h; e no dia 14/09, das 10h às 13h, em espaço a ser confirmado.

O show de lançamento do Arrastão do Círio será realizado no dia 5 de setembro, Dia da Amazônia, no Boulevard da Gastronomia. Será uma festa aberta ao público com música ao vivo, uma Feira Criativa com empreendimentos locais e encontros de muita alegria.

CORDÃO DO PEIXE-BOI

Entre os grandes marcos de 2025 está o retorno do Cordão do Peixe-Boi, que volta a ser realizado após sua última edição em 2013. A atividade acontece no período da COP30 e traz como essência a educação ambiental, tendo a cultura popular como ferramenta de sensibilização. O público infanto-juvenil será especialmente contemplado, com atividades que estimulam reflexões sobre sustentabilidade, preservação e a força simbólica dos rios e da floresta.

“O retorno do Cordão do Peixe-Boi resgata um brinquedo de rua que une cultura, natureza, ciência e os saberes ancestrais da floresta, trazendo uma reflexão sobre a vida no planeta. Essa retomada fortalece o processo criativo dos cortejos realizados em Belém e em Cachoeira do Arari, ampliando a preocupação com o desmatamento e a poluição dos rios. Trata-se de um tema universal, que ergue a bandeira da vida, da ciência e da consciência, reafirmando a necessidade de investir no futuro representado pelas crianças, que receberão uma homenagem especial ao participarem desse cortejo da COP”, diz Ronaldo Silva, músico e cofundador do Arraial do Pavulagem.

CORDÃO DO GALO 

A 18ª edição do Cordão do Galo acontece entre dezembro de 2025 e janeiro de 2026, em Cachoeira do Arari (Marajó/PA), como parte da Festividade de São Sebastião, reconhecida como Patrimônio Cultural Imaterial do Brasil. O projeto reúne oficinas de saberes tradicionais, cortejo pelas ruas da cidade e ações sociais que fortalecem a comunidade local. Batizado em homenagem ao padre Giovanni Gallo. Mais informações do calendário do Cordão do Galo serão divulgadas nos próximos meses.

SERVIÇO: CALENDÁRIO DO ARRASTÃO DO CÍRIO 2025

    Coletiva de imprensa: 29/08, das 10h às 13h, no Point do Açaí (Boulevard Castilhos França)

    Inscrições do Batalhão da Estrela (Arrastão do Círio e Cordão do Peixe-boi): 30/08 a 01/09 (on-line)

    Capacitação dos Instrutores de Oficinas: 01/09 e 03/09, das 18h às 22h, na sede do Instituto Arraial do Pavulagem (18h a 22h)

    1ª Roda Musical, inscrições de Pessoas com Deficiência e Idosos e Feira Criativa: 05/09, das 18h às 22h, no Boulevard da Gastronomia (Praça dos Estivadores)

    Confirmação das inscrições: 06/09 e 07/09, das 15h às 20h, na sede do Instituto Arraial do Pavulagem

    Ensaios abertos: de 08/09 a 08/10, na sede do Instituto e no Boulevard da Gastronomia (seg. a sex. das 18h às 21h, sáb. das 15h às 18h, dom. das 10h às 13h)

    Roda de Conversa, Roda Musical e Feira Criativa: 20/09, das 18h às 22h, no Boulevard da Gastronomia

    Cortejo de Rua, shows musicais e Feira Criativa: 11/10, das 8h às 15h. Concentração no Boulevard Castilhos França/Praça dos Estivadores, com percurso até a Praça Dom Pedro II (Cidade Velha).

Relacionadas: