07 de novembro de 2025 - O histórico Theatro da Paz será palco de uma noite especial reunindo arte, cultura, brasilidade e conservação ambiental. O show Toquinho e Camilla Faustino – uma noite única pela Amazônia será apresentado no dia 17 de novembro, durante a realização da COP30, que acontece de 10 a 21 de novembro, em Belém. Os recursos arrecadados serão destinados aos projetos de duas organizações não governamentais que atuam na proteção da Amazônia: Onçafari e SOS Amazônia.
Neste show, Toquinho, que completa 60 anos de carreira com seu inseparável violão, convida Camilla Faustino, considerada uma das maiores vozes da chamada “Nova MPB”, e apresenta as músicas que fizeram parte de sua trajetória. O show rememora momentos da história de Toquinho, lembrando também amigos, compositores e parceiros, como Vinicius de Moraes. Camilla Faustino dá cor e beleza ao espetáculo, com uma voz especialíssima, talento e musicalidade, trazendo juventude, carisma e dinamismo, agregando uma dose extra de alegria ao show.
O Theatro da Paz é a primeira casa de espetáculos da Amazônia, fundado em 1878, reconhecido por sua acústica perfeita, dezenas de obras de arte, com gradis e elementos decorativos revestidos com folhas de ouro. É o maior teatro da Região Norte e um dos mais luxuosos do Brasil. Com capacidade para 900 lugares, 42 ingressos serão distribuídos para projetos sociais locais e 150 reservados para delegações internacionais e governos.
O espetáculo faz parte da programação cultural oficial da COP 30, realizado em parceria com o Governo do Estado do Pará, Secretaria de Cultura do Estado e Theatro da Paz.
As vendas de ingressos já estão abertas para o público na plataforma Ticket Fácil. O projeto também tem cotas de ingressos sociais que serão distribuídos gratuitamente para famílias dos programas da USIPAZ de Belém. No dia do evento serão vendidas camisetas e leques estampados com animais da Amazônia.
Onçafari na Amazônia
O Onçafari atua na conservação da Amazônia desde 2017, desenvolvendo atividades de monitoramento de fauna, reintrodução de animais silvestres, prevenção e combate de incêndios, com foco em criar e fortalecer corredores ecológicos que garantam a conservação da floresta e sua biodiversidade.
Na Amazônia, as propriedades do Onçafari no Refúgio de Vida Silvestre Rios São Benedito e Azul compõem um extenso corredor ecológico, que funciona como um escudo que ajuda a proteger cerca de 10 milhões de hectares da maior floresta tropical do mundo.
Em 2017 tivemos a reabilitação e soltura de duas onças-pintadas, as irmãs amazônicas Pandora e Vivara e, mais recentemente, o Xamã. Nos últimos anos, ampliamos o monitoramento da fauna e investimos em ações de prevenção e combate a incêndios, como o Turi, sistema desenvolvido pelo Onçafari em parceria com a Re:wild e doado ao Governo do Pará.
Atuação da SOS Amazônia
A SOS Amazônia tem a missão de promover a conservação da biodiversidade e o crescimento da consciência ambiental na Amazônia. Em comunidades ribeirinhas e terras indígenas, a crise climática afeta os modos de vida da população e põe em risco a segurança alimentar de inúmeras famílias, tendo em vista que a alteração do equilíbrio climático inclui, por exemplo, o fluxo de chuvas, e atinge a produção de alimentos da agricultura familiar e do extrativismo.
Dentre as cadeias produtivas da sociobiodiversidade, a SOS Amazônia apoia atividades ligadas ao manejo do cacau silvestre, da borracha e dos artefatos de madeira. Envolvimento direto de 20 organizações comunitárias em 12 unidades de conservação e quatro terras indígenas do Acre, Amazonas e Pará, contribuindo para o manejo e conservação de 9,5 milhões de hectares. Na área de restauração florestal, com o reforço da produção de 52 viveiros comunitários, foi feito o plantio de 827 mil árvores e produção de 900 mil mudas.
SERVIÇO:
TOQUINHO e CAMILLA FAUSTINO – UMA NOITE ÚNICA PELA AMAZÔNIA
Local: Theatro da Paz - Avenida da Paz, Praça da República, S/N - Campina, Belém
Data: 17 de novembro de 2025
Horário: abertura às 19h30 | show às 21h
Venda de ingressos: Ticket Fácil