O maior festival de sustentabilidade da América Latina, a Virada Sustentável , integra a programação paralela da Conferência das Nações Unidas sobre a Mudança do Clima de 2025 (COP30) , em Belém (PA), com duas instalações artísticas de impacto, Eggcident , do artista holandês Henk Hofstra, e A Onda , de Eduardo Baum, obras que marcam os 15 anos de existência do festival, em um convite à reflexão sobre a crise climática, aproximando o tema do cotidiano. As duas instalações, que já passaram pelo Rio de Janeiro e por São Paulo, ficarão expostas na capital paraense até 21 de novembro.
A obra Eggcident apresenta ovos gigantes fritando ao sol, imagem que traduz o aquecimento global e a urgência de se mudar hábitos e reduzir emissões. A obra, montada no Boulevard da Gastronomia , ganha novo sentido na Amazônia – um lembrete de que o problema climático não é distante, e ameaça diretamente a floresta amazônica, peça-chave no equilíbrio do clima global.
Já A Onda está instalada no Complexo Turístico Ver-o-Rio . Feita com cerca de 30 mil peças plásticas coletadas em cooperativas de reciclagem, a obra forma uma imponente massa azul em movimento. A Onda denuncia o impacto do descarte irregular de plásticos nos rios e oceanos, chamando atenção para a necessidade de fortalecer a economia circular.
As instalações artísticas são projetos viabilizados pelo Ministério da Cultura. A obra A Onda é oferecida pela Accor, por meio da rede Novotel, e Eggcident tem oferecimento da Embaixada e dos Consulados dos Países Baixos no Brasil.
A agenda cultural, durante as discussões da COP30, reafirma o propósito da VS promover conversas e experiências criativas e transformadoras para aproximar o público de temas como mudanças climáticas, consumo consciente e biodiversidade com uma mensagem (pro)positiva e transformadora acerca da sustentabilidade. Realizada em parceria com a Organização das Nações Unidas (ONU) no Brasil, a VS significa também a construção de uma rede ativa de parceiros que contribuem com a propagação dessas mensagens, mobilizando territórios e a sociedade em prol de uma agenda cada vez mais consciente e conectada com as diferentes realidades sociais.
As informações detalhadas da programação em Belém serão divulgadas pelo site da Virada Sustentável, assim como no perfil oficial no Instagram, @viradasustentavel.
SERVIÇO:
Instalações artísticas
Eggcident, de Henk Hofstra
Período da Exposição: de 10 a 21 de novembro de 2025
Local: Boulevard da Gastronomia - Belém (PA)
A Onda, de Eduardo Baum
Período da Exposição: de 10 a 21 de novembro de 2025
Local: Complexo Turístico Ver-o-Rio - Belém (PA)
Virada Sustentável
A Virada Sustentável é o maior festival de sustentabilidade da América Latina. Envolve articulação e participação direta de organizações da sociedade civil, órgãos públicos, coletivos de cultura, movimentos sociais, equipamentos culturais, empresas, escolas e universidades. Tem como objetivo apresentar uma visão positiva e inspiradora sobre a sustentabilidade e seus diferentes temas para a população, gerando reflexão e discussões a fim de promover um futuro sustentável e reforçando as redes de transformação e impacto social existentes.