Abertura: 29/02/2024 09:00
Encerramento: 29/02/2024 11:00
Local da Pauta: Feira do Açaí
Endereço: Feira do Açaí
Contato da Pauta: Igor Monteiro: (91)98151-6177 - Ascom/Seurb
Abertura: 29/02/2024 09:00
Encerramento: 29/02/2024 11:00
Local da Pauta: Feira do Açaí
Endereço: Feira do Açaí
Contato da Pauta: Igor Monteiro: (91)98151-6177 - Ascom/Seurb
A Prefeitura de Belém, por meio da Secretaria Municipal de Urbanismo (Seurb), dá início na manhã desta quinta-feira, 29, às 9h, na Feira do Açaí, às obras da reforma do Complexo do Ver-o-Peso. Será a primeira grande intervenção desde 2002, quando o complexo foi completamente reformado e estruturado. A reforma começa pela Feira do Açaí e Ladeira do Castelo. A previsão de conclusão da obra é de dezoito meses e será fiscalizada pela equipe do Departamento de Obras da Seurb.
A obra do Complexo Ver-o-Peso, orçada em R$ 63 milhões, inclui a reforma completa desde a Feira do Açaí, até a feira tradicional e os Mercados de Peixe e de Carne. Com uso de recursos próprios e recursos federais.
A Multisul Engenharia venceu a licitação e será a responsável pela reforma da Feira do Ver-o-Peso e da Feira do Açaí. A empresa foi a única habilitada do processo, pois não houve recursos contestando algum item do resultado. Em breve, uma nova licitação pública selecionará a empresa que vai atuar nas reformas dos mercados de Carne e Peixe.
COP-30
O projeto de reforma do Complexo do Ver-o-Peso é uma das obras de maior impacto nos preparativos para Belém sediar a Conferência das Nações Unidas sobre o Clima (COP-30), em novembro de 2025. Será um dos legados que a Conferência da ONU deixará para a cidade. A liberação dos recursos para a revitalização do complexo ocorreu por iniciativa da gestão municipal junto ao Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).
Comissão
Membros da Comissão de Fiscalização (Cofis) farão a fiscalização das obras no complexo. São 66 membros, dois de cada um dos 33 setores do Complexo Ver-o-Peso.
Há 20 anos trabalhando no setor de industrializados, Dalci Cardoso, de 73 anos, é um dos feirantes que vão fazer parte da Cofis. "Vi de perto a primeira reforma, há 22 anos. Fiz parte da comissão e agora vou fazer parte novamente. O Ver-o-Peso é a nossa vitrine, precisamos cuidar bem dele e acredito que, com essa reforma, vamos ter ele belo novamente".
Sugestão de entrevistados:
Prefeito de Belém - Edmilson Rodrigues;
Secretário Municipal de Urbanismo - Deivison Alves;
Trabalhadores do Complexo Ver-o-Peso e Membros da Comissão de Fiscalização.