Abertura: 14/03/2024 14:00
Encerramento: 14/03/2024 18:00
Local da Pauta: Palácio Antônio Lemos
Endereço: Praça Dom Pedro II - Cidade Velha
Contato da Pauta: Comus - Joyce Assunção ( 91- 98712 6840)
Abertura: 14/03/2024 14:00
Encerramento: 14/03/2024 18:00
Local da Pauta: Palácio Antônio Lemos
Endereço: Praça Dom Pedro II - Cidade Velha
Contato da Pauta: Comus - Joyce Assunção ( 91- 98712 6840)
A Prefeitura de Belém e o WRI Brasil promovem nesta quinta-feira,14, no Palácio Antonio Lemos, o lançamento do Distrito de Inovação e Bioeconomia de Belém, o DIBB.
O Distrito de Inovação e Bioeconomia de Belém (DIBB) é uma iniciativa que visa fomentar a bioeconomia no âmbito local, proporcionar um ambiente voltado à inovação e transformar o território da capital paraense, principalmente a região central da cidade.
Ao ser implementado no Centro Histórico de Belém, na antiga sede da Secretaria Municipal de Finanças (Sefin), na Praça das Mercês, o Distrito será um catalisador no incentivo a negócios voltados para cadeias produtivas e atividades prioritárias da Bioeconomia da Amazônia, através de políticas urbanas voltadas à requalificação do território e de estratégias econômicas e sociais que fomentem o desenvolvimento da região.
O Distrito busca valorizar os saberes tradicionais e seu potencial ao mesmo tempo que fomenta iniciativas inovadoras e criativas que estimulam e geram oportunidades através da Bioeconomia e da Economia Criativa.
A bioeconomia -uso dos sistemas biológicos e recursos naturais aliados a utilização de novas tecnologias com propósitos de criar produtos e serviços mais sustentáveis — é um caminho promissor para o sucesso da transição rumo a uma nova economia para Belém, a Amazônia e o Brasil, porque gera benefícios às pessoas e à natureza.
Parceiro da Prefeitura de Belém, por meio da Secretaria Municipal de Coordenação Geral do Planejamento e Gestão (Segep), o WRI Brasil faz parte do World Resources Institute (WRI), um instituto de pesquisa que trabalha em parceria para gerar transformação. Atua no desenvolvimento de estudos e implementação de soluções para que as pessoas tenham o essencial para viver, para proteger e restaurar a natureza, pelo equilíbrio do clima e por comunidades resilientes.
O instituto de pesquisa WRI Brasil é parceiro técnico da iniciativa e elaborou estudos relativos às estratégias territoriais e os arranjos institucionais, com apoio do Bezos Earth Fund. A instituição alia excelência técnica à articulação política e trabalha com governos, empresas, academia e sociedade civil, tendo representação na Europa e África, China, Colômbia, Índia, Indonésia, México e Estados Unidos, além do Brasil.
Programação
14h - Mesa de Abertura: Boas-vindas e abertura oficial com participação de representantes de instituições envolvidas na iniciativa.
15h30 - Ato solene de lançamento oficial do Distrito de Inovação e Bioeconomia de Belém.
16h - Apresentação da iniciativa do Distrito de Inovação e Bioeconomia de Belém, modelo de gestão e governança,estratégias para implementação e próximos passos.
17h30-18h Coquetel de encerramento
Sugestões para entrevistas:
- Edmilson Rodrigues, Prefeito de Belém
- Cláudio Puty, secretário municipal de Planejamento e Gestão (SEGEP)
- Mirela Sandrini, Diretora de Florestas do WRI Brasil
- Mauro de Almeida, secretário de Meio Ambiente e Sustentabilidade do Pará (SEMAS)
- Adelaide Oliveira, coordenadora do Projeto Circular Campina
- Emmanuel Tourinho, Reitor da UFPA