Pesquisar

Agendamento do Censo Previdenciário 2017 é prorrogado pela Prefeitura

Foto: Alessandra Serrão - NID/Comus
Agendamento do Censo Previdenciário 2017 é prorrogado pela Prefeitura
Agendamento do Censo Previdenciário 2017 é prorrogado pela Prefeitura
Agendamento do Censo Previdenciário 2017 é prorrogado pela Prefeitura
Agendamento do Censo Previdenciário 2017 é prorrogado pela Prefeitura

A Prefeitura garante cinco polos de atendimento presencial, localizados na na Semec, na Sesma, na Fumbel, no Ipamb (foto) e um volante, que inicialmente está localizado na sede da Guarda Municipal.

A Prefeitura de Belém, através do Instituto de Previdência e Assistência de Belém (Ipamb), decidiu prorrogar por tempo indeterminado o agendamento do Censo Previdenciário 2017 para servidores efetivos ativos, aposentados e pensionistas. O agendamento foi iniciado no último dia 24 de fevereiro e já recenseou aproximadamente 3 mil pessoas – de cerca de 22 mil que devem passar pelo atendimento e atualizar seus dados cadastrais junto ao Ipamb. O instituto ainda aguarda que 8 mil servidores realizem o agendamento on-line pelo endereço: http://censo.sisprevweb.com.br/belem/.

O diretor Previdenciário do Ipamb, Luiz Guilherme Machado de Carvalho, explica que a opção pelo agendamento on-line visa agilizar e desburocratizar o processo. Segundo Machado, a atualização cadastral será determinante para garantir os benefícios previdenciários dos servidores e seus dependentes.

“Tem servidor sobre o qual não consta praticamente nenhuma informação no cadastro, ou então que casa e não leva a certidão de casamento, que tem filhos e não informa. E nós precisamos desses dados bem atualizados para poder gerar o benefício e para manter o equilíbrio atuarial do sistema, necessário para se mensurar em longo prazo os recursos necessários para garantir os benefícios contratados pelos participantes”, informou o diretor.

Durante o agendamento on-line, o servidor poderá escolher o horário, data e local em que deseja ser atendido. Cinco polos são disponibilizados para o atendimento: Secretaria Municipal de Educação (Semec); Secretaria Municipal de Saúde (Sesma); Fundação Cultural do Município de Belém (Fumbel), Ipamb e um polo volante, que inicialmente está localizado na sede da Guarda Municipal.

Servidor efetivo da Prefeitura de Belém há 25 anos, Raimundo Monte, de 63 anos, escolheu o polo da Guarda Municipal para o atendimento e saiu satisfeito com a agilidade do procedimento. “Fiquei muito satisfeito mesmo. Foi rápido tanto para fazer o agendamento quando na hora do atendimento. Fui atendido na hora e local que marquei sem nenhuma dificuldade”, avaliou o servidor.

No atendimento presencial, é obrigatório que os servidores ativos apresentem documento de identificação oficial com foto, CPF, carteira de trabalho, título de eleitor, certidão de nascimento – e de casamento, caso o servidor seja casado, divorciado ou viúvo –, comprovante de residência, os três últimos contracheques, termo de posse ou ato de nomeação e comprovante de sua última escolaridade. Para os inativos e pensionistas é necessária também a apresentação da portaria de concessão do benefício.

“Acho importante fazer esse censo previdenciário, tanto que procurei fazer logo meu agendamento e levar todos os documentos necessários no dia marcado. Facilita caso precise no futuro”, destacou Raimundo Monte.

O consultor corporativo Ronaldo Magalhães, da empresa Agenda Assessoria, contratada pela Prefeitura para realizar o censo, explica que após a realização do censo o servidor vai passar a ter os seus dados previdenciários disponíveis on-line, o que deve facilitar simulações de benefícios e a emissão de alguns documentos previdenciários, como o extrato de contribuição individualizado.

“O resultado do censo está sendo bem satisfatório. O agendamento é assim mesmo, como são muitos servidores que devem passar pelo procedimento, acaba levando um pouco de tempo. Por isso, resolvemos prorrogar por tempo indeterminado”, disse Ronaldo Magalhães.

TAGS:

Relacionadas: