Pesquisar

Prefeitura no Bairro se despede de Águas Lindas com centenas de atendimentos

Foto: Oswaldo Forte
Prefeitura no Bairro se despede de Águas Lindas com centenas de atendimentos
Prefeitura no Bairro se despede de Águas Lindas com centenas de atendimentos
Prefeitura no Bairro se despede de Águas Lindas com centenas de atendimentos
Prefeitura no Bairro se despede de Águas Lindas com centenas de atendimentos
Prefeitura no Bairro se despede de Águas Lindas com centenas de atendimentos
Prefeitura no Bairro se despede de Águas Lindas com centenas de atendimentos

A Sesma levou vários serviços de saúde, como vacinas, orientações sobre saúde do homem, saúde bucal e escovação.

Foram três dias de ações com serviços de cidadania, saúde, infraestrutura e saneamento, levados à comunidade do bairro de Águas Lindas, durante a segunda edição do programa Prefeitura no Bairro, promovido pela Prefeitura de Belém. A ação, que contou ainda com a parceria da Prefeitura de Ananindeua e do Governo do Estado, encerrou nesta sexta-feira, 28 com o atendimento à dezenas de moradores do bairro que fica localizado em área limite entre os municípios de Belém e Ananindeua.

A titular da Secretaria Municipal de Coordenação Geral do Planejamento e Gestão (Segep), Nazaré Costa, avaliou a iniciativa do prefeito Zenaldo Coutinho como audaciosa e de efeito. “Ação como esta, jamais tivemos. Nós saímos das unidades e viemos até as comunidades trazendo os serviços da Prefeitura. Aqui estão os titulares dos órgãos municipais atendendo e interagindo diretamente com cada cidadão”, explicou a secretária.

De acordo com Nazaré, um dos principais pontos nesta realização foi o empenho do servidor. “As pessoas estão acreditando nesse projeto e estão dividindo conosco a vontade de fazer sempre o melhor. A tendência é que nas próximas edições estejamos ainda mais aperfeiçoados com a prestação dos serviços”, avaliou.

A ideia é que o projeto seja realizado a cada 15 dias em diferentes bairros da capital, ampliando o número de pessoas assistidas por meio dos atendimentos itinerantes. O próximo local a receber o programa será o bairro do Tapanã, que também contará com o trabalho das secretarias municipais de Urbanismo (Seurb), Educação (Semec), Finanças (Sefin), Saúde (Sesma), Habitação (Sehab), Meio Ambiente (Semma), e de Esporte, Juventude e Lazer (Sejel), além da Defesa Civil Municipal, Guarda Municipal de Belém, Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de Belém (Semob), Junta Militar, Companhia de Desenvolvimento e Administração da Área Metropolitana de Belém (Codem), Portal do Trabalhador, Fundo Ver-o-Sol, Fundação de Assitência ao Estudante de Belém (Fmae), Coordenadoria da Mulher de Belém (Combel), Coordenação de Políticas de Segurança Alimentar e Nutricional (Copsan) e Ouvidoria.

Oportunidade para manter a saúde em dia

A Sesma levou para Águas Lindas testes de hepatite, sífilis e HIV, além de vacinas, orientações sobre saúde do homem, saúde bucal e escovação, prevenção ao tabagismo, identificação de hanseníase, encaminhamentos para exames de mamografia e consultas clínicas, verificação de pressão arterial, além de distribuição de preservativos masculino e feminino e orientações sobre Zika vírus e combate ao Aedes Aegypti.

A área da saúde é sempre bastante procurada, e para o secretário da Sesma, Sérgio Amorim, estar presente nos dias da ação contribuiu para que os gestores ficassem mais próximos da população. “Durante esses três dias tivemos a oportunidade de ouvir as demandas diretamente de quem necessita dos serviços de saúde, e essa experiência foi única” afirmou. “Ouvir a pessoa que sente o problema nos incentiva a buscar soluções, porque tem muita gente que não tem tempo de se dirigir à uma unidade de saúde, e aqui elas estão recebendo a atenção que merecem”, completou.

Uma das pessoas que aproveitou o tempo livre para garantir os exames de testagem, foi a empregada doméstica Ivonete Sousa Vieira. Ela conseguiu uma folga do trabalho para usufruir dos atendimentos. “Tentei vir antes, mas não consegui. Então quando tive a folga para vir, peguei minhas filhas e corri pra cá. Vou cuidar da saúde enquanto elas se divertem no parquinho”, seguiu a doméstica referindo-se ao espaço montado pela Sejel para o lazer das crianças.

Outro serviço ofertado pela Sesma foi o Castramóvel, do Centro de Zoonoses. Nele foram realizados atendimentos médico-veterinários, castrações e vacinações. Dona Sirlei Duarte Tavares, 61 anos, foi uma das que aproveitou a oportunidade para realizar o procedimento no seu animal de estimação. “Quando eu soube que teria o serviço, tratei de garantir a cirurgia para meus dois cachorros. Não temos condições de sair daqui para levar eles ao Zoonoses, e a ação proporcionou isso para a comunidade”, disse a dona de casa. Dona Sirlei também aproveitou os três dias para retirar o cartão do SUS e para saber mais sobre a linha de crédito do Fundo Ver-o-Sol. “São três dias que a gente resolve quase a vida toda. Imagina se eu tivesse que me deslocar para o centro e fazer tudo isso? Não teria tempo”, relatou.

População desfrutou de alimento a preço popular

A Praça Central de Águas Lindas ficou pequena para tanta gente que circulou no espaço nesta sexta-feira. Além das ações de saúde, serviços e entretenimento, o Fundo Ver-o-Sol levou uma novidade para dentro da programação, com o restaurante popular servindo almoço ao custo de R$ 2 reais. “Constatamos que as pessoas, que estavam em busca dos serviços, deixavam a alimentação de lado, entre um atendimento e outro, então tivemos a iniciativa de trazer ontem [dia 27] 300 marmitas e hoje, mais 300 para garantir o alimento de quem trabalha e de quem está aproveitando da ação.

“A Prefeitura de Belém está de parabéns por proporcionar essa estrutura fantástica para a população. Estou muito satisfeita por usufruir dessa gama de serviços, e ainda, garantir meu almoço a um preço tão em conta”, relatou a professora Dilma Ribeiro, 54 anos.

E, quem saiu comemorando não foi somente o público adulto. O pequeno Reginaldo Pantoja Filho, de 4 anos, que estava com a mãe Ana Cláudia Silva exibiu feliz a muda de planta e o desenho que estava levando para casa. “Ele passou pelos espaços de Educação Ambiental e pelo de pintura e se divertiu bastante. Agora quer mostrar pra todo mundo o que ganhou na ação”, contou a dona de casa.

TAGS:

Relacionadas: