Pesquisar

Belém recebe visita do MS para implantação do Circuito Rápido da Aids

A capital paraense recebeu a monitoria do Ministério da Saúde sobre estratégia de cuidado de pessoas vivendo com Aids avançada.
Foto: Ascom Sesma
Belém recebe visita do MS para implantação do Circuito Rápido da Aids
Belém recebe visita do MS para implantação do Circuito Rápido da Aids

Alinhamento entre representantes do Ministério da Saúde, Sespa e Sesma sobre as estratégias de cuidado para pessoas vivendo com Aids avançada em Belém.

Belém será uma das capitais brasileiras a implementar o Circuito Rápido para Manejo da Aids Avançada, iniciativa do Ministério da Saúde que tem como objetivo melhorar a qualidade do cuidado com as pessoas vivendo com HIV em estágio avançado da doença. A capital paraense recebeu, nesta terça-feira (15), a visita técnica de representantes do Departamento de HIV, Aids, Tuberculose, Hepatites Virais e Infecções Sexualmente Transmissíveis (Dathi/MS), que estiveram no serviço Casa Dia, referência no atendimento especializado.

O que é o Circuito Rápido para Manejo da Aids Avançada?

O Circuito Rápido é um conjunto de ações estratégicas voltadas a pacientes com Aids avançada, ou seja, aqueles com quadro de imunossupressão severa, que estão mais vulneráveis a infecções oportunistas, como a tuberculose. O pacote inclui a oferta de testes rápidos para rastreio precoce dessas doenças, priorização no atendimento e acompanhamento qualificado, com o objetivo de reduzir o número de mortes e ampliar a adesão ao tratamento.

Durante a visita ao Casa Dia, a consultora da Vigilância de HIV e Aids do Dathi/MS, Tayrine Huana, ressaltou que a implantação do Circuito tem foco em estados com maior carga da doença e altos índices de mortalidade. “O serviço está muito bem estruturado e encontramos profissionais altamente engajados. Nosso papel aqui é apoiar na superação dos desafios locais e ajudar a preencher possíveis lacunas. Saímos muito felizes com o que vimos em Belém”, destacou.

Tayrine Huana, consultora da Vigilância de HIV e Aids do Dathi/Ministério da Saúde, destaca a satisfação com o progresso observado em Belém durante a visita. - Crédito: Ascom Sesma

A coordenadora estadual de IST/Aids, Andréa Miranda, também participou da visita e enfatizou a importância da mobilização. “O Estado do Pará passa agora a integrar o Circuito de Aids Avançada e o Casa Dia terá papel fundamental nesse processo. A equipe demonstrou total comprometimento em oferecer acolhimento e cuidados às pessoas que mais precisam”, afirmou.

Andréa Miranda, coordenadora estadual de IST/Aids, ressaltou a importância da mobilização para a implementação do Circuito de Aids Avançada no Pará. - Crédito: Ascom Sesma

Avanço na resposta ao HIV/Aids em Belém

O diretor do Casa Dia, Reginaldo Júnior, reforçou que a chegada do projeto representa um avanço importante para a rede municipal de saúde. “Vamos qualificar ainda mais nossos profissionais e garantir uma resposta rápida ao diagnóstico. O foco é suprimir a carga viral e garantir uma boa adesão ao tratamento. Com essa parceria entre Município, Estado e Ministério da Saúde, vamos conseguir reduzir os indicadores de mortalidade e devolver qualidade de vida à população”, explicou.

Reginaldo Júnior, diretor do Casa Dia, destaca a importância do projeto para o avanço da rede municipal de saúde e qualificação do atendimento. - Crédito: Ascom Sesma

Belém integra, junto com Santarém, Marabá e Ananindeua, o grupo de municípios do Pará selecionados para participar da iniciativa. A ação faz parte da estratégia nacional de enfrentamento da Aids avançada, lançada pelo Ministério da Saúde no segundo semestre de 2024, e que vem sendo implantada gradualmente nas regiões com maior demanda.

Relacionadas: