Pesquisar

Inscrições às eleições do Conselho Tutelar de Belém se encerram no dia 31 de maio

Foto: Arquivo Comus
Inscrições às eleições do Conselho Tutelar de Belém se encerram no dia 31 de maio
Inscrições às eleições do Conselho Tutelar de Belém se encerram no dia 31 de maio
Inscrições às eleições do Conselho Tutelar de Belém se encerram no dia 31 de maio

Na última eleição, realizada em 2015, mais de 180 candidatos se inscreveram no pleito, que contou com aproximadamente 37 mil eleitores

As inscrições para concorrer às vagas de conselheiro tutelar municipal se encerram no próximo dia 31 de maio (sexta-feira). Em 2019, a eleição para os novos conselheiros será realizada no dia 6 de outubro. Todo o processo eleitoral é conduzido pelo Conselho Municipal dos Direitos das Crianças e Adolescentes (Comdac) e pelas secretarias da Prefeitura de Belém que fazem parte do Conselho Municipal.

Órgão da prefeitura responsável por controlar o processo eleitoral, a Secretaria Municipal de Coordenação Geral do Planejamento e Gestão (Segep) atua juntamente com a Secretaria Municipal de Educação (Semec), a Fundação Papa João XXIII (Funpapa) e o Tribunal Regional Eleitoral do Pará (TRE). “O processo é semelhante a uma eleição normal, utilizando urnas eletrônicas e com campanha dos candidatos. A Prefeitura de Belém, juntamente com o Tribunal Regional Eleitoral, trabalha dando suporte no processo”, explicou Nazaré Costa, titular da Segep.

Inscrições - As inscrições podem ser feitas na sede do Comdac, localizada na rua Municipalidade, 2042, entre as travessas José Pio e Djalma Dutra, das 8h às 16h.

Os candidatos devem preencher alguns requisitos, explica o presidente do Comdac, Heraldo Coelho. “Os candidatos devem ser brasileiros natos ou naturalizados; residir no município de Belém ou no distrito pelo qual pretende concorrer ao pleito; ter o segundo grau completo; além de ter documentação comprobatória que desenvolveu atividade junto à infância nos últimos dois anos”, explicou.

Após o período das inscrições, os candidatos inscritos participarão de uma avaliação de conhecimento sobre o Estatuto da Criança e Adolescente (ECA) e, posteriormente, estarão aptos a participarem do pleito.

A eleição 2019 é válida para os próximos quatro anos, com 80 vagas disponíveis sendo 40 titulares e 40 suplentes. Os cinco candidatos mais votados nos oito distritos administrativos: DAGUA, DAICO, DAENT, DASAC, DAOUT, DAMOS, DABEN e DABEL, que compõem o município de Belém, serão eleitos conselheiros tutelares.

Na última eleição, realizada em 2015, mais de 180 candidatos se inscreveram no pleito, que contou com aproximadamente 37 mil eleitores. Este ano, a expectativa é que 40 mil eleitores participem da votação. “Estamos com as inscrições abertas até o dia 30 de maio. A expectativa, este ano, é o de inscrever cerca de trezentos candidatos”, finalizou Heraldo Coelho.

Outras informações podem ser obtidas no link: http://www.comdacbelem.com.br/?page_id=1069

Agência Belém - Você ficou com alguma dúvida ou tem sugestões para enviar à Agência Belém? Entre em contato conosco pelo nosso canal de divulgação das principais ações do município pelo número (91) 98027-0629. Aguardamos sua mensagem.

Relacionadas: