Pesquisar

Obras de revitalização em Mosqueiro já aquecem economia na ilha

Foto: Agência Distrital de Mosqueiro
Obras de revitalização em Mosqueiro já aquecem economia na ilha
Obras de revitalização em Mosqueiro já aquecem economia na ilha
Obras de revitalização em Mosqueiro já aquecem economia na ilha
Obras de revitalização em Mosqueiro já aquecem economia na ilha
Obras de revitalização em Mosqueiro já aquecem economia na ilha
Obras de revitalização em Mosqueiro já aquecem economia na ilha

O casal Dayanne Damasceno e Alessandro dos Santos fez grande investimento na barraca para aumentar as vendas de refeições.

A ilha de Mosqueiro virou um canteiro de obras. Há dez dias homens e máquinas estão promovendo a maior operação de limpeza que o local já viu nos últimos dez anos. São obras da operação Verão da Gente, lançada pelo prefeito Edmilson Rodrigues visando à retomada da economia, geração de renda e recepção do público que está prestes a chegar buscando as praias de água doce.

Os pequenos negócios populares dos segmentos de alimentação, confecções, material de construção e comércio informal já estão reabrindo. A palavra de ordem é recomeçar, embora sob o véu da pandemia. “Estamos muito felizes e cheios de esperanças em dias melhores”, festeja Miguel Batista Ramos, presidente da Associação dos Barraqueiros da praia de Carananduba.

A área da praia foi totalmente revitalizada com serviços de limpeza e capinação. Até um campinho de futebol reapareceu. “É inacreditável o que está acontecendo aqui. Eu moro aqui há 40 anos e, posso dizer que Mosqueiro tem um prefeito amigo, que cuida e se preocupa com a gente”, disse o comerciante, que após a limpeza está notando a volta do público. “Estamos preparando cardápios especiais com muito peixe frito e purê de batata”, brincou. A praia de Carananduba ainda vai receber outras ações de preservação ambiental. “Nós vamos organizar uma comissão para tratar desse assunto com as cooperativas de lixo reciclável de garrafas, plásticos e vidros”, adiantou.

Ainda no bairro de Carananduba, na via do Ramal do DMER, onde a PMB está realizando ações de tapa-buraco, a comerciante Aurilene Reis, atualizou o estoque da sua loja de confecções da chamada moda-praia juvenil e vestuário e calçados exclusivos para pessoas idosas: o novo público que Mosqueiro viu crescer durante a pandemia. A jovem empresária também investiu na modalidade de vendas on-line e entregas domiciliares (delivery). “Atendemos nossa clientela em casa e também fazemos grandes promoções para não perder o foco das vendas”, ensina. Antes das férias a comerciante quer faturar com o Dia dos Namorados, que transcorre neste sábado, 12 de junho.

O aquecimento das vendas gerou dois novos empregos na loja da Aurilene. As novas funcionárias são Regina Gondim e Andreza Ferreira. “Eu estava desempregada há meses e esse trabalho chegou pra me deixar mais segura”, disse Regina. “A melhoria da nossa rua vai refletir na gente, também. Há anos esses buracos ofereciam riscos de acidentes e impediam o trânsito, agora, vamos ter de volta o corredor da praia”, pontuou a comerciante.

O ramal do DMER é a via que dá acesso às praias do Paraíso, Marahú e Baía do Sol.

Alta Temporada – O secretário municipal de Economia, Apolônio Brasileiro, confirma ser o mês de julho o período de alta temporada em Mosqueiro, confirmando a ilha como roteiro preferido de veranistas e do segmento turístico na Região Metropolitana de Belém. Durante esse período, ocorrem os fluxos de investimentos, sobretudo dos comércios formal e informal, que aproveitam a época para aumentar a renda familiar.

De acordo com dados da Secon, em anos anteriores à pandemia Mosqueiro recebeu 500 mil pessoas na alta temporada. Para 2021, a expectativa é que não haverá o mesmo movimento de veranistas, em função do contexto da pandemia, porém a retomada gradual da atividade econômica é fundamental. “Por isso, estamos organizando, junto com a Agência Distrital, ações de revitalização de Mosqueiro, visando atender bem os visitantes, mas tomando os cuidados necessários para evitar o aumento do contágio da Covid-19”, disse o gestor da Secon.

Faturando – O cenário ainda é de pandemia, mas a esperança em dias melhores está motivando os pequenos comerciantes. O casal Dayanne Damasceno e Alessandro dos Santos investiu no ambiente de trabalho. Eles comercializam frango assado e agora vão ampliar o cardápio e ainda estender o funcionamento da barraca para atendimento noturno com comidas típicas e bebidas. “O frango do ramal” existe há mais de três anos e virou única fonte de renda do jovem casal, mas eles não têm do que reclamar.

 “Graças a Deus conseguimos comprar o terreno e reformar completamente a barraca num investimento de 18 mil”, festeja Dayanne, que planeja comercializar 560 frangos por final de semana, na chamada alta temporada. “Estamos confiantes”, completa. O negócio também já gerou quatro empregos diretos.

Obras – A operação Verão da Gente é coordenada pela Prefeitura de Belém e está ocorrendo ainda nos distritos de Icoaraci e Outeiro. Em Mosqueiro, são 150 homens que há onze dias estão atuando em diversas frentes de trabalho. No bairro de Carananduba, os serviços de roçagem, capinação, recuperação de vias, aberturas de valas e desobstrução de bueiros estão bem adiantados.

Os bairros do Farol, São Francisco, Porto Arthur e Ariramba também estão sendo beneficiados com ações de limpeza, capinação e coleta de lixo. O reflexo da nova Mosqueiro está por toda parte. Segundo a comerciante Emiliana Socorro, a pandemia deixou muitos prejuízos, mas com a vacinação e as medidas protetivas de distanciamento social será possível reabrir a barraca na praia do Farol. “Já contratamos mais de 30 pessoas entre cozinha, atendimento, fornecedores e estamos nos preparando para atender o público tomando os cuidados e com corações cheios de esperança”, disse.

Verão - O mês de julho é muito esperado pelos comerciantes, moradores e turistas que visitam Mosqueiro em busca de diversão e lazer. Para a gestora da Agência Distrital, Vanessa Egla, o momento é desafiador em função da pandemia. Por isso, a programação de verão, sempre marcada por grandes eventos culturais, música e de esporte, ainda não foi concluída. “Precisamos adequar a programação ao decreto estadual que estabelece regras de prevenção contra a Covid-19. É um trabalho desafiador, mas a agência deverá promover alguns eventos, não nos formatos anteriores, mas voltado à diversão das pessoas”, explicou a gestora.

 

 

Nenhuma tag relacionada.

Relacionadas: