Um dia para ficar na história. Esta frase foi dita por alunos, professores e toda comunidade da Fundação Escola Bosque (Funbosque), na batalha que ficou conhecida como Ensino Médio Fica. Nesta sexta-feira, 18, a celebração da formatura do Ensino Médio Integrado Técnico em Meio Ambiente da Funbosque coroou a luta da comunidade pela manutenção do ensino médio na instituição.
"Esse é um momento muito importante, tenho certeza que nos próximos anos, muitos e muitos alunos serão formados. Foram anos incríveis, a luta pelo ensino médio foi uma batalha, mas nós ficamos. Obrigada aos professores e todo mundo que lutou com a gente", declara emocionada Tayssa de Carvalho, uma das formandas.
Na gestão municipal anterior foi encerrada a oferta do ensino médio na Escola Bosque, a partir daí se percorreu uma longa caminhada de luta pelo retorno da modalidade de ensino. Ao assumir o mandato em janeiro de 2021, o prefeito Edmilson Rodrigues e o presidente da Funbosque, Alickson Lopes, articularam uma parceria com a Secretaria Estadual de Educação e conseguiram a manutenção do ensino médio na Escola Bosque.
Emoção e gratidão
A solenidade foi realizada sob forte emoção, tanto de alunos, como de professores e familiares dos formandos. "Muito orgulho e muita emoção na formatura de nossos alunos, que agora se tornaram Técnicos em Meio Ambiente. Agradeço aos nossos estudantes e seus familiares por se manterem firmes, também aos professores e técnicos dedicados, funcionários e equipe gestora que dão suporte a este trabalho", afirma Alickson Lopes.
A solenidade de formatura ocorreu no auditório da Funbosque, seguindo para o coquetel servido nas dependências do refeitório, com música ao vivo, e muita alegria. O evento manteve os cuidados sanitários para o controle da pandemia da covid-19.
"Dia importante na Funbosque que não podemos esquecer. Resistimos e o ensino médio ficou", informou emocionado o coodenador de Planejamento e Pesquisa da Funbosque, professor Agnaldo Rabelo. Ele enfatizou, que a instituição conseguiu formar as turmas Ipê Rosa/ Borboleta Azul, as mesmas que a gestão municipal anterior tentou inviabilizar a matrícula.
A deputada Marinor Brito, patrona da turma, esteve representada por Rodrigo Leitão, que destacou a importância da cerimônia para os estudantes alunos e seus familiares, destacando as ações da atual gestão municipal em benefício da comunidade, com ênfase na educação de Belém e região de ilhas.
Batalhas e conquistas
Orador da turma, Lucivan Sousa Ramos, ressaltou a luta pela permanência do ensino médio na Escola Bosque e agradeceu a toda comunidade escolar pela conquista da manutenção da modalidade na instituição e também celebrou a formatura de sua turma.
Um dos formandos é o aluno Waldinei Souza, que é cadeirante e enfrentou muitos desafios para seguir o curso até a conclusão. "O Waldinei passou por várias turmas, essa turma te esperou. Eu aprendi muito contigo, todos nós aprendemos. Obrigado e parabéns", destacou o professor Rômulo Dias, durante a cerimônia.
Ensino superior - A Funbosque retomou a oferta do ensino médio, em parceria com a Secretaria de Estado de Educação (Seduc) e outro avanço significativo para a instituição e a comunidade da ilha de Outeiro é o anúncio do curso superior na instituição.
O curso de Geoprocessamento está em fase de elaboração para oferta das vagas, em parceria com o Programa Forma Pará, da Secretaria de Ciência e Tecnologia de Educação Superior, Profissional e Tecnológica do Pará (Sectet).